Folha de S. Paulo


Brasileiros são indicados ao prêmio de cinema independente Spirit Awards

Dois brasileiros foram indicados ao Independent Spirit Awards, que premia produções cinematográficas independentes, nas categorias "Melhor Roteiro" e "Melhor Documentário".

O roteirista Maurício Zacharias, que vive nos Estados Unidos, recebeu a indicação pelo longa "Love Is Strange", do diretor Ira Sachs.

Não é a primeira parceria entre os dois, que já foram indicados ao Spirit em 2012 por "Deixe as Luzes Acesas", que conta a história da relação conturbada entre o Sachs e seu ex-namorado (o prêmio foi para "O Lado Bom da Vida", de David Russell).

"Love Is Strange" também tem uma relação homossexual em seu centro: dois homens, namorados há quatro décadas, decidem se casar após a aprovação da lei que permite o casamento gay e acabam perdendo seu apartamento em Nova York.

FOTOGRAFIA

O outro indicado é "O Sal da Terra", documentário de Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo Sebastião Salgado, com o cineasta Wim Wenders.

Decia Film/Divulgação
Sebastião Salgado durante o projeto Gênesis em imagem do filme 'O Sal da Terra
Sebastião Salgado durante o projeto Gênesis em imagem do filme 'O Sal da Terra'

Sobre "Genesis", mais recente projeto de Sebastião Salgado, 70, o longa usa filmagens de viagens em que Juliano acompanhou o pai, além de entrevistas de Wenders com o fotógrafo, que descreve as histórias por trás das imagens que aparecem no documentário.

O longa foi ovacionado no Festival de Cannes e foi exibido também no Festival do Rio de 2014.

A entrega do Spirit Awards acontece em 21 de fevereiro de 2015.


Endereço da página: