Folha de S. Paulo


Regente estreia no Theatro São Pedro com 'As Bodas de Fígaro'

Uma das óperas mais famosas de Mozart, "As Bodas de Fígaro" ganha nova montagem no Theatro São Pedro, com seis récitas a partir de quarta (26). Será a primeira regida por Luiz Fernando Malheiro após assumir a direção artística da casa, em julho.

Cômica, mas também com crítica social e um personagem travesti, "As Bodas de Fígaro" (1786) é resultado da bem-sucedida parceria entre Mozart (1756-1791) e o libretista Lorenzo da Ponte (1749-1838), que também rendeu "Don Giovanni" (1787) e "Così Fan Tutte" (1789).

Nelas, a sintonia excepcional entre letra e música dá à trama riqueza psicológica. "Em Bodas', não há uma frase que não tenha dois ou três sentidos embutidos", diz Malheiro, que considera esta "a mais direta, mais divertida e mais completa" das três.

Marlene Bergamo/Folhapress
Ensaio da ópera 'As Bodas de Fígaro' com a soprano Rosana Lamosa
Ensaio da ópera 'As Bodas de Fígaro' com a soprano Rosana Lamosa

"Bodas" mostra a nobreza em decadência e o povo ganhando voz. A trama se passa no castelo do Conde Almaviva, que quer exercer o direito abolido de passar a noite de núpcias com a criada Susanna antes de seu noivo, Fígaro.

Mas Fígaro, Susanna, a condessa Almaviva, e o pajem Cherubino, o personagem travesti, armam um plano para impedi-lo.

A montagem terá oito ambientes –o dobro do previsto no original, todos criados a partir de paredes removíveis e painéis que compõem os fundos. "É para dar dinâmica e clareza, mas também para intensificar a sensação de que em todos os espaços há coisas sendo tramadas", diz a diretora cênica Livia Sabag.

No elenco principal, Rosana Lamosa será a condessa; Carla Cottini, Susanna, e Rodrigo Esteves, Fígaro. Algumas récitas têm ingressos esgotados; em outras, há bilhetes residuais.

AS BODAS DE FÍGARO
QUANDO 26 e 28/11, 4 e 5/12, às 20h; 30/11 e 7/12, às 17h
ONDE Theatro São Pedro, r. Dr. Albuquerque Lins, 207, tel. (11) 3667-0499
QUANTO de R$ 20 a R$ 60
CLASSIFICAÇÃO oito anos


Endereço da página: