Folha de S. Paulo


Bibliotecários são heróis de nova série do Universal

Quando não está fugindo de alienígenas no seriado "Falling Skies", o ator Noah Wyle vive um bibliotecário na nova série de ação e comédia do canal Universal, "The Librarians", que estreia no Brasil em 8/12, um dia após seu lançamento nos EUA.

Não que o trabalho seja mais tranquilo: Flynn Carsen, funcionário da Biblioteca Pública Metropolitana de Nova York, cuida, na verdade, de artefatos mágicos, como a espada Excalibur, a caixa de Pandora e a arca de Noé.

Na trama, a instituição abriga, há séculos, objetos que pouca gente acredita existir e recruta pessoas disfarçadas como bibliotecários para protegê-los de forças malignas.

Reprodução
Os atores Christian Kane, Noah Wyle e Lindy Booth em 'The Librarians'
Os atores Christian Kane, Noah Wyle e Lindy Booth em 'The Librarians'

O tom é cômico e contrasta com o drama de ficção científica "Falling Skies", em que Wyle intepreta um dos sobreviventes de uma invasão extraterrestre –segundo o ator, "uma catarse emocional, algo intenso. Penso nos meus filhos, no que faria se eles estivessem em apuros".

"The Librarians" o obriga a algo completamente diferente. "Estou preocupado com o timing cômico, com a comédia física", diz.

A entrevista aconteceu entre os livros –uns de verdade, outros pintados nas paredes, em prateleiras de mentira a perder de vista– do set de filmagens da nova série.

Apesar de a biblioteca da telinha ficar em Nova York, o seriado é gravado do outro lado do país, em Portland, no Estado de Oregon, onde, valendo-se de benefícios locais de impostos, se instalou a sede da produtora responsável.

As histórias da equipe levarão o público a diversos lugares, como a Torre de Londres e os subterrâneos do Vaticano. "É uma comédia, mas tem aventura e ação. Brincamos que tem um pouco de mistério e sustos, como Scooby Doo'. É algo para a família toda ver", afirma Wyle.

O ator americano, de 42 anos, ficou conhecido por interpretar o médico Dr. John Carter na série "E.R." durante 15 anos.

Carsen também é um papel de longa data de Wyle.

A primeira aparição do bibliotecário foi no telefilme "O Guardião: Em Busca da Lança Sagrada" de 2004 –o longa se tornou o mais visto daquele ano na TV por assinatura nos EUA. Duas sequências foram feitas, em 2006 e 2008, dando origem à série.

"O filme original tinha muita inspiração em Indiana Jones', mas, quando você cria uma franquia e um seriado, é preciso desenvolver as relações, ter mais histórias", diz John Rogers, produtor executivo da série, junto com com Wyle. "Toda semana teremos um novo mistério ou situação bizarra. A estrutura segue intencionalmente o estilo de Arquivo-X'."

Se nos filmes Carsen era o único bibliotecário, agora ele tem um trio de novatos a seu dispor: um especialista em história da arte (Christian Kane), um mestre em novas tecnologias (John Kim) e uma garota com poderes extrassensoriais (Lindy Booth).

Eles têm o reforço de Eve Baird, personagem da atriz Rebecca Romijn ("Ugly Betty"), uma militar contratada para proteger o grupo –"Alguém que está lá para lutar e proteger", diz Romijn, vestida de soldado, com o cabelo num rígido rabo de cavalo.

O ator veterano John Larroquette ("Night Court") completa a equipe: ele vive Jenkins, um funcionário que há décadas trabalha na biblioteca e guarda seu segredo.

NA TV
The Librarians
Exibição da série
QUANDO segundas, às 23h, a partir de 8/12, no Universal

Assista ao trailer de "The Librarians":

The Librarian


Endereço da página:

Links no texto: