Folha de S. Paulo


Francis Hime celebra meio século de carreira com CD

Para marcar seus 50 anos de carreira (e 75 de vida), Francis Hime se dispôs a demonstrar em apenas 12 faixas a amplitude de seu trabalho.

O CD comemorativo "Navega Ilumina" tem samba, samba-enredo, choro, valsa e até duas peças de repertório clássico, ambas com nomes de netas do compositor no título: "Cecília "" Fantasia para Harpa e Orquestra" (com dez minutos) e "Isabel "" Modinha para Violino e Orquestra" (mais de oito minutos).

"Queria dar uma visão mais abrangente do que eu tenho feito nos últimos anos. E pude ter uma instrumentação mais ambiciosa", diz ele.

Há faixas revestidas por 15 instrumentos de cordas. No Sesc Pinheiros, neste sábado (15) e domingo (16), o pianista será acompanhado de uma banda de 11 integrantes, além de três participações –uma delas, de sua mulher, Olivia Hime, autora de três letras do CD.

Cecília Acioli/Folhapress
O pianista e compositor Francis Hime no Rio de Janeiro
O pianista e compositor Francis Hime no Rio de Janeiro

O tamanho do projeto o fez realizá-lo com o Selo Sesc, que tinha mais recursos disponíveis, em vez da Biscoito Fino, gravadora da qual sua mulher é sócia.

O Francis letrista, porção que exerce pouco e andava esquecida, aparece em "Ilusão" e "Mistério". E ressurge um de seus primeiros e mais ilustres parceiros: Vinicius de Moraes.

Achados por acaso no início deste ano, os versos de "Maria da Luz" foram escritos nos anos 1970 para um balé nunca montado: "Polichinelo", do cineasta francês Jean Gabriel Albicocco.

"Estava procurando páginas do concerto para harpa e vi um manuscrito com a letrinha do Vinicius. Estava escrito: Para Francis fazer a música'. Mas eu nunca tinha feito. Logo que me sentei ao piano a melodia veio inteira", diz.

A composição tem o clima de outras da parceria, como "Sem Mais Adeus" e "Eu te Amo, Amor". Outras músicas do CD trazem surpresas. Em "Sessão da Tarde", ele pôs melodia, pela primeira vez, em versos da filha Joana.

Thiago Amud, letrista com quem começou a trabalhar recentemente, comparece com "Breu e Graal". Já Geraldo Carneiro, parceiro de longa data, surge agora com um samba-enredo, "Navega Ilumina", título do disco.

Não há um dia em que Francis deixe o piano fechado. Tanto exercício ajuda a entender por que sua obra é vasta. Ele planeja agora escrever um concerto para clarinete e orquestra e outro para cello e orquestra.

Também quer ver encenada sua "Ópera do Futebol". E está escrevendo um livro sobre seu processo de trabalho, no qual o eixo é sempre a harmonia, a escolha das notas.

"Consigo ver as notas. Elas são muito concretas para mim", orgulha-se ele, ambicioso também quanto ao futuro. "Quero viver mais 30 anos. Tenho muita coisa para fazer ainda."

NAVEGA ILUMINA
ARTISTA Francis Hime
GRAVADORA Selo Sesc
QUANTO R$ 19,90
SHOWS neste sábado (15), às 21h, e domingo (16) às 18h no Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195; tel. 11 3095-9400)


Endereço da página: