Folha de S. Paulo


Atriz é candidata a nova rainha dos baixinhos; veja vídeo

Veja vídeo

É possível que Daphne Bozaski passe despercebida pelas ruas embora tenha estreado duas séries neste mês. Com unhas pintadas, sapatos de salto alto, cabelo num penteado moderno e vestidos delicados fora das telas, pouco lembra suas personagens.

Aos 22 anos, a atriz de Curitiba de sobrenome polonês interpreta na televisão duas pré-adolescentes em programas infantojuvenis: a protagonista Lali, de "Que Monstro te Mordeu?", produção de Cao Hamburger para a Cultura, e Camila, uma das personagens principais de "Experimentos Extraordinários", do Cartoon Network.

Há poucas semelhanças entre a jovem com potencial para virar rainha dos baixinhos e suas versões televisivas –talvez a risada e o jeito empolgado de falar. De criança ela pouco tem.

Raquel Cunha/Folhapress
Daphne Bozaski, 22, esta no elenco das séries infantis
Daphne Bozaski, 22, esta no elenco das séries infantis "Que Monstro te Mordeu?" e "Experimentos Extraordinários"

Aos 17 anos, mudou-se sozinha para São Paulo, com o apoio da mãe, para seguir a carreira de atriz, "meio na louca", ver o que a cidade tinha a lhe oferecer. "Adoro São Paulo. Aqui, se você for atrás, consegue as coisas", diz.

Na capital paulista, começou a trabalhar no teatro com Antunes Filho, inscreveu-se em agências de atores e se dedicou a fazer testes para a TV.

A primeira tentativa foi para a minissérie "Hoje É Dia de Maria", da Globo, em 2005. "Queria muito fazer, mas estava morrendo de vergonha. Cheguei e falei que queria ir embora", lembra. "Fiz o teste, mas não rolou."

MENINA MONSTRA

A primeira experiência na televisão veio neste ano, com "Que Monstro te Mordeu?", que estreou na última segunda-feira (10). Daphne interpreta uma mistura de menina e fera que habita o Monstruoso Mundo dos Montros. A cada episódio, a série discute um sentimento —como o medo ou a inveja.

Como contracena apenas com bonecos e personagens de animação, filmar foi uma experiência desafiadora, conta. "Quando você contracena com uma pessoa, olha no olho dela e acredita na história. O boneco é mais frio", afirma. "Mas consegui acreditar naquele mundo."

"O que me chamou a atenção na Daphne foi como ela se comportava com os bonecos. Contracenava com eles de um jeito muito verdadeiro e fez as cenas ficarem críveis", elogia o diretor Cao Hamburger, que testou cerca de cem atrizes para o papel.

A produção tem também um lado musical, com canções compostas por nomes como Jorge Mautner e Tim Bernardes, vocalista da banda O Terno, a convite de Hamburger. Logo na estreia, Daphne cantou uma composição de Clarice Falcão sobre a dificuldade de ser diferente dos outros.

"Eu nunca tinha cantado profissionalmente, mas fiz coral e aulas de canto. O ator tem que ter várias cartas na manga", diz Daphne. "Mas ainda bem que não tive de fazer isso no teste. Acho que não teria passado", brinca.

EXPERIMENTOS

Perto do fim da gravação da série da Cultura, em março, fez um teste para "Experimentos Extraordinários", sitcom do Cartoon Network que explica ciência para crianças e estreou no dia 1º. "Saí correndo do estúdio, tirando a maquiagem no táxi", lembra.

Ganhou o papel de Camila, uma garota de 14 anos meio mal-humorada e bem mandona, que trabalha na produção de um programa de TV com mais três pré-adolescentes. Na tela, parece mesmo uma criança, com o cabelo chanel sem um fio fora do lugar e roupas de moletom.

Daphne diz gostar de interpretar pré-adolescentes nos programas. "A infância é a melhor fase da nossa vida e dura tão pouco tempo. É muito bom poder reviver na TV as brincadeiras. É um presente."

"Temos muitas séries de fora e poucas produções brasileiras para crianças e pré-adolescentes que sejam educativas e divertidas", observa.

O lançamento quase que simultâneo dos dois programas foi uma coincidência. "Não sabia que iriam estrear ao mesmo tempo. Foram semanas enlouquecidas! Nunca tinha participado de uma entrevista coletiva, por exemplo. Mas quero ser vista."

NA TV
QUE MONSTRO TE MORDEU?
EXIBIÇÃO DA SÉRIE
QUANDO de segunda a sexta, às 11h30, na Cultura

NA TV
EXPERIMENTOS EXTRAORDINÁRIOS
EXIBIÇÃO da série
QUANDO sábado, às 11h30, no Cartoon Network


Endereço da página:

Links no texto: