Folha de S. Paulo


Enem tem questão com música de Bob Dylan; teste seu inglês

Fãs de Bob Dylan acertaram pelo menos uma questão da prova de inglês do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado neste fim de semana.

A prova do idioma, aplicada no domingo (9), usou a letra de "Masters of War", do cantor e compositor norte-americano, para testar a habilidade de interpretação de texto dos candidatos, que deveriam identificar qual é o protesto contido na canção.

Reprodução
Questão do Bob Dylan no Enem de 2014
Questão do Bob Dylan no Enem de 2014

A alternativa correta era a "C". A resposta explica que a faixa, do álbum "The Freewheelin' Bob Dylan", de 1963, critica o sistema que recruta soldados para guerras motivadas por interesses econômicos.

A questão deixou de fora partes da letra em que a crítica da canção é mais evidente, como as seguintes estrofes:

"Well let me ask you one question
Is your money that good?
Oh will it buy you forgiveness
Do you think that it could?

I think you will find
When your death takes its toll
All the money you made
Will never buy back your soul"

A música questiona se "o dinheiro é tão bom assim, a ponto de comprar perdão". Além disso, dirige-se ao mestre da guerra e afirma: "todo dinheiro que fez nunca comprará sua alma de volta".

Em uma entrevista ao jornal "USA Today", em 2001, Dylan comentou que "as pessoas ditas intelectuais nunca entenderam realmente o espírito cultural que havia no ar" quando interpretavam suas canções. Sobre "Masters of War", disse que era "para ser uma música pacifista contra a guerra". "Não é uma música anti-guerra. Está protestando contra o que [o ex-presidente americano Dwight] Eisenhower chamava de complexo militar industrial quando ele estava deixando a presidência. Esse era o espírito no ar e eu percebi isso", afirmou.

Em um vídeo disponível no YouTube (escute abaixo), Dylan introduz a música dizendo que, segundo algumas pessoas, a música é muito ingênua. "Mas eu posso me dar o direito de dizer que não ligo. Porque eu desejo, de fato, que os mestres da guerra morram amanhã", afirmou.

Em 1991, Dylan tocou uma versão quase irreconhecível da canção na cerimônia do Grammy, quando recebeu o prêmio honorário.

BOAS REFERÊNCIAS

Na página "Dylanesco", espaço de fãs do compositor no Facebook, usuários comentavam a alegria de ler uma canção de Dylan no momento em que realizavam a prova: "Quando vi isso só senti as lágrimas. Melhor questão", afirmou um candidato. "Se eu errasse essa, não me perdoaria NUNCA", disse outro.

Outra usuária resumiu o serviço prestado pelo Enem ao elaborar uma pergunta baseada em uma canção de Dylan: "Dando boas referências para a molecada".

Ouça a canção:

Vídeo


Endereço da página:

Links no texto: