Folha de S. Paulo


Iluminação rouba cena em coreografia da São Paulo Companhia de Dança

A São Paulo Companhia de Dança fez nesta semana a estreia de "The Seasons", como parte de sua temporada no Teatro Sergio Cardoso, na capital paulista, coreografia feita especialmente para o grupo por Édouard Lock.

É uma peça que combina elementos do balé clássico, com bailarinos dançando na ponta e arabescos, com movimentos de braços, torso e cabeça rápidos e pulsantes. Os dançarinos entram e saem de círculos de luz, que se movem, se acendem e se apagam.

O efeito é mais impressionante quando a mudança na iluminação muda o quadro pintado pelos dançarinos: vistos sob uma luz diferente, é como se estivéssemos vendo uma foto da mesma cena tirada de outro ponto de vista.

É um sinal do amadurecimento da companhia ter se proposto a montar uma coreografia como esta, tecnicamente muito demandante e que exige uma interpretação serena, para não se tornar uma série de movimentos rápidos, quase robóticos. Houve momentos em que alguns dançarinos deixaram transparecer a dificuldade da peça, o que pode no entanto se dever ao fato de tratar-se de uma estreia.

As duplas e trios que se formam e se desfazem sugerem o tema de relações humanas marcadas pela agressividade e pelo ciúme. A presença dos músicos no palco torna a música mais próxima e envolvente. Por vezes, porém, o jogo de luz chega a se sobrepor e a distrair o espectador dos temas que estão sendo dançados.

"The Seasons" foi a última coreografia da noite, que abriu com "Peekaboo", do alemão Marco Goecke, também criada para a companhia. É uma peça que também dá destaque ao torso, cabeça e braços, neste caso com bem pouco destaque às pernas, e também se utilizando de movimentos muito rápidos.

Mas é uma coreografia um pouco mais leve, chegando a ter momentos engraçados; com o tema de uma brincadeira de criança, de esconder e mostrar-se, não se leva excessivamente a sério.

A preferida do público nesta sexta-feira (7) foi sem dúvida a peça do meio, "Gnawa", que também é aquela que a companhia dança há mais tempo, desde 2009. A coreografia de Nacho Duato, com música que remete ao norte da África, prioriza movimentos muito fluidos e claros e é sem dúvida a mais alegre e acessível das três peças apresentadas.

É animador ver a companhia, ainda tão nova (criada em 2008), forçando seus limites ao trabalhar tanto com coreógrafos brasileiros quanto com outros de renome internacional e fazendo um esforço para formar público para os diversos tipos de dança contemporânea.

*

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA - PEEKABOO, GNAWA E THE SEASONS
Onde Teatro Sergio Cardoso, r. Rui Barbosa, 153
Quando sábado 21h; domingo 18h
Quanto R$ 25
Avaliação Muito bom


Endereço da página: