Folha de S. Paulo


Curador Pablo León de la Barra será novo diretor da Casa França-Brasil

Um dos curadores independentes mais influentes de sua geração, o mexicano Pablo León de la Barra, 44, assumirá em janeiro a direção da Casa França-Brasil, um dos centros culturais mais importantes do Rio.

León de la Barra está agora à frente de um ambicioso projeto de mapeamento de artistas latino-americanos para o Guggenheim, em Nova York, onde realizou uma exposição em junho deste ano. Ele também já fez curadorias na feira ArtRio e no Museu Carmen Miranda, no Rio, além de instituições em Buenos Aires, Zurique, Genebra, San Juan e Madri.

Antes de se firmar como curador e pesquisador independente, León de la Barra foi diretor artístico da galeria Blow de La Barra, em Londres, e vem se destacando nos últimos anos como uma das vozes mais fortes no cenário latino-americano.

Ele substitui Evangelina Seiler, que deixou em julho o centro cultural ligado à secretaria estadual da Cultura do Rio, após uma reformulação em sua direção. Nos mesmos moldes de museus estaduais paulistas, a Casa França-Brasil e o Parque Lage, no Rio, passaram a ser administrados como organizações sociais.


Endereço da página: