Folha de S. Paulo


Dupla assina coleção colaborativa que resgata infância de potiguar

Um é o estilista e artista plástico mais folclórico da costura brasileira nos Estados Unidos. A outra é a designer mais minimalista do calendário da São Paulo Fashion Week. A paulistana Raquel Dawidovicz e o potiguar Geová Rodrigues juntaram forças para criar, juntos, a primeira coleção colaborativa da grife Uma, que desfila nesta segunda (3), às 17h, na semana de moda paulistana.

Geová, conhecido por costurar brilhos, tecidos e aviamentos em roupas de grifes famosas descartadas por clientes –para, depois, pregar sua etiqueta ao lado da original–, recuperou lembranças da sua infância na cidade de Barcelona, no interior do Rio Grande do Norte.

Davi Ribeiro/Folhapress
A estilista Raquel Dawidovicz e o artista plástico Geová Rodrigues
A estilista Raquel Dawidovicz e o artista plástico Geová Rodrigues

Em 16 cortes de vestidos, blusas e saias criadas por Raquel, o artista colou desenhos de casas, balões e rostos sombrios com traços que remetem à sua obra plástica.

"É um processo de desapego para um estilista entregar na mão de outro suas roupas para uma intervenção como essa", diz Raquel que na foto acima usa um dos vestidos da coleção colaborativa.

Para Geová Rodrigues, que mantém loja em Nova York frequentada por artistas e celebridades, entre elas a cantora Cyndi Lauper, a parceria marca sua volta às passarelas. Antes do desfile de hoje, ele já havia desfilado sua coleção própria durante a última semana de moda de Nova York, em setembro passado.

"Por muito tempo achei que meu trabalho não era de estilista, apenas de artista plástico. Porém, tem tanta gente por aí desenhando qualquer coisa e falando que é estilista. Posso fazer muito mais", diz, entre risos.


Endereço da página: