Folha de S. Paulo


Livro revela detalhes inéditos de acidente de 33 mineiros chilenos

Um pedaço da montanha despencou como "uma guilhotina" e um paredão cinza tampou a rampa de saída. "É como a pedra que cobre o túmulo de Jesus", descreveu poético um dos 33 mineiros que ficaram 69 dias presos numa mina no Chile em 2010.

O sentimento geral, porém, era mais urgente: "Estamos cagados", completou um colega, em bom espanhol.

Os depoimentos estão em mais um livro sobre o acidente, mas desta vez com todos os detalhes até então desconhecidos sobre os 17 primeiros dias em que passaram sem contato com a superfície.

Ian Salas - 12.out.2010/Efe
O eletricista chileno Mario Sepúlveda (de óculos escuros) celebra o resgate
O eletricista chileno Mario Sepúlveda (de óculos escuros) celebra o resgate

Os mineiros fizeram o pacto de revelar esta parte da história só em conjunto, num acordo que rendeu também o filme "The 33", com Antonio Banderas, Rodrigo Santoro e Juliette Binoche, em montagem e previsto para 2015.

"Estes primeiros dias foram muito especiais, espiritualmente, fisicamente e surrealisticamente", disse Héctor Tobar, 51, autor de "Deep Down Dark", livro publicado nos EUA em outubro e ainda sem data de lançamento no Brasil, pela editora Objetiva.

Tobar afirma que os mineiros receberam um adiantamento pela obra e terão participação nas vendas. "A memória funciona diferente para cada um. Alguns lembravam muito bem de conversas, outros de detalhes físicos, como o formato das fezes quando estavam morrendo de fome", diz o autor, que é jornalista.

diário

Americano de pais guatemaltecos e ganhador do prêmio Pulitzer, Tobar entrevistou os envolvidos e teve acesso exclusivo ao diário que o mineiro Victor Segovia manteve a 700 metros de profundidade.

"Victor é muito humilde e sensível, teve educação limitada. Seu diário é valioso e tem uma perspectiva sombria. Começou como uma carta para suas filhas e depois virou um diário", diz Tobar à Folha.

Entre as histórias, as mais chocantes são os tormentos da fome, como a divisão de insuficientes pacotes de bolacha e latas de atum e a busca desesperada por insetos inexistentes na caverna.

Tobar compartilhou suas entrevistas com a equipe de roteiristas de "The 33", que conta com Jose Rivera ("Diários de Motocicleta"). O longa foi dirigido pela mexicana Patricia Riggen, entre Chile e Colômbia, será falado em espanhol e ainda não tem distribuidora no Brasil.

Banderas vive Mario Sepúlveda, principal porta-voz do grupo, que trabalhou no filme como coordenador de figurantes. Já Binoche é María Segovia (irmã de um mineiro) e Santoro, Laurence Golborne (ministro de Minas).

DEEP DOWN DARK
AUTOR Héctor Tobar
EDITORA Farrar, Straus and Giroux
QUANTO US$ 19,71, cerca de R$ 48; importado pela Amazon (320 págs.)


Endereço da página: