Folha de S. Paulo


Crimes movidos pela paixão inspiram série

Oscar Wilde dizia que o segredo do amor é maior do que o segredo da morte. É assim, entre segredos que unem o amor e a morte que trafega a série "Passionais", produção da Pródigo Films com a Globosat, que estreia nesta sexta (31), às 19h, no canal +Globosat.

A loucura da paixão que leva ao assassinato é o tempero dessa ficção de 13 episódios, inspirada em fatos reais.

Não será coincidência achar que já viu uma das histórias da trama entre as manchetes policiais do jornal.

Leka Mendes/Divulgação
Cena do primeiro episódio de 'Passionais', 'Fale Agora ou Cale-se para Sempre
Cena do primeiro episódio de 'Passionais', 'Fale Agora ou Cale-se para Sempre'

Mas, mesmo bebendo em histórias de amor que acabaram em crimes bárbaros, "Passionais" passa longe do estilo realista que marca outras produções da Pródigo, como "FDP" e "Copa Hotel".

A série vai além: viaja em uma narrativa macabra particular, com muito humor negro.

O elenco, com nomes como Rachel Ripani, Laís Marques e Eduardo Chagas, atravessa toda a série, do início ao fim, fazendo diferentes personagens.

São 13 crimes diferentes, em episódios que contam com participações especiais como o apresentador Marcelo Tas, que vive um delegado corrupto, o rabino Henry Sobel e a atriz Betty Faria.

Betty rende um capítulo à parte. Ela vive Carmen, uma atriz decadente no episódio "O Peso da Idade". Apaixonada por um jovem, a diva esquecida espera voltar às novelas enquanto toma um porre de uísque barato e come pipoca de micro-ondas.

O confessionário dos crimes da série é um bar, e o ouvinte de plantão é o barman Martin, vivido por Luís Miranda. Lá são destilados detalhes sórdidos de um casamento ou de uma trágica lua de mel.

"Nossa lei de direitos autorais é tão antiquada que, quando começamos as pesquisas, nossos advogados advertiram a não usar um caso específico, mas vários, e ainda assim ficcionar bastante", diz Giuliano Cedroni, autor do argumento da série.

Um dos coautores da trama é o escritor Santiago Nazarian, conhecido por navegar em um estilo literário macabro e sensual em seus livros.

A direção é de Marcela Lordy e de Henrique Goldman. Este último também dirigiu o filme "Jean Charles".

NA TV
Passionais
Estreia da série
QUANDO sexta (31), às 19h, no +Globosat


Endereço da página: