Folha de S. Paulo


Diretor Christopher Nolan se perde na pretensão em 'Interestelar'

Dois anos após acabar a trilogia "Batman - O Cavaleiro das Trevas", o diretor inglês Christopher Nolan volta ao cinema com o épico espacial "Interestelar", escondido a sete chaves pelos produtores.

O mistério foi desvendado nesta sexta (24), quando foi realizada sua primeira exibição mundial, no Chinese Theatre, a maior sala de Imax do mundo, em Hollywood. O filme chega ao Brasil em 6/11.

Nolan é um sujeito obcecado por segredos. "Era um projeto ambicioso, que envolvia dois grandes estúdios, então tomamos cuidado", confirma à Folha a produtora Emma Thomas, mulher do diretor.

O roteiro secreto é a junção de dois projetos: um de Steven Spielberg, baseado nas teorias de "buracos de minhoca" no espaço-tempo do físico Kip Thorne, e outro escrito pelo próprio Christopher Nolan. "Quando Spielberg saiu, Chris pensou que seria interessante juntar essas duas tramas", explica Emma.

Matthew McConaughey interpreta Cooper, um engenheiro líder de uma equipe da Nasa em busca de um planeta habitável, já que a Terra sofre com desastres naturais.

"Interestelar", infelizmente, parece exatamente um remendo de dois filmes com um diretor ambicioso dando um passo maior que a perna.

A primeira metade é situada na Terra, com Cooper tentando cuidar dos filhos após a morte da mulher. Ironicamente, é a parte mais interessante, apresentando uma Terra pós-colapso ambiental.

Cooper, de maneira quase "sobrenatural", é levado à sede da Nasa, que opera em segredo uma missão para procurar novas superfícies para a humanidade prosperar.

Imediatamente, ele vira o piloto designado pelo cientista-chefe (Michael Caine) para levar a nave Endurance com três humanos (Anne Hathaway, Wes Bentley e David Gyasi) e dois robôs a bordo por um buraco negro em busca de três planetas.

A passagem de drama ecológico para exploração espacial é feita sem dificuldades por Christopher Nolan, que se aproveita da fotografia e dos belos efeitos especiais.

Há cenas magníficas e o elenco está convincente. A sequência no primeiro planeta, aquático, é de tirar o fôlego. Depois, no entanto, o filme cai na armadilha de todo cineasta que mescla existencialismo e viagens interestelares.

A pretensão ganha mais força e o diretor perde o rumo misturando filosofia romântica brega e teorias quânticas.

A mensagem, no fim, exaltando o amor paterno, substitui a seriedade pela pieguice. O segredo, então, se revela: "Interestelar" tem mais coração do que cérebro.

INTERESTELAR
(INTERSTELLAR)
DIREÇÃO Christopher Nolan
ELENCO Matthew McConaughey, Michael Caine, Anne Hathaway
PRODUÇÃO EUA/Reino Unido, 2014


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