Folha de S. Paulo


Análise: No Cream, Jack Bruce mostrou que rock não era descartável

Jack Bruce, o baixista e vocalista da banda de rock britânica Cream, morreu aos 71 anos de uma doença no fígado, anunciou neste sábado (25) a sua família. Bruce havia passado por um transplante de fígado em 2003.

Músico prodigioso, aos 17 anos Bruce ganhou uma bolsa de estudos para estudar violoncelo e composição na Academia Real de Música da Escócia, seu país natal, mas largou a escola para tocar jazz e blues, suas grandes paixões.

Em meados de 1966, depois de passar por inúmeros grupos, como Graham Bond Organisation e Manfred Mann, Bruce formou o Cream com dois outros virtuosos, o guitarrista Eric Clapton e o baterista Ginger Baker. O próprio nome do grupo —"Creme"— aludia ao fato de os três integrantes serem alguns dos melhores músicos da cena musical britânica.

Dylan Martinez - 25.out.2014/Reuters
Jack Bruce em show do Cream em Londres, em 2005
Jack Bruce em show do Cream em Londres, em 2005

O Cream durou pouco mais de dois anos, mas sua influência perdura até hoje: sua explosiva mistura de rock e blues é considerada precursora do hard rock e do heavy metal; as longas jams instrumentais e os improvisos do trio mostraram que o rock não era apenas a música comercial e descartável que muitos desprezavam. Com Clapton, Baker e Bruce, o rock podia aventurar-se por caminhos jazzísticos e inesperados.

Jack Bruce escreveu e cantou a maioria dos sucessos do Cream, como "I Feel Free", "White Room", "Politician" e "Sunshine of Your Love". Depois do fim da banda, Bruce teve uma carreira das mais ecléticas, tocando jazz, rock, blues, fusion e até world music. Gravou diversos discos solo, montou a banda "West, Bruce and Laing", com Leslie West e Corky Laing, do trio de rock Mountain e tocou com grandes músicos, como os guitarrista John McLaughlin e Robin Trower, Frank Zappa e o baterista Mitch Mitchell, que tocara com Jimi Hendrix.

Em 2012, Jack Bruce tocou no Brasil com sua Big Blues Band. Foi a primeira —e única— turnê de Bruce por aqui.


Endereço da página: