Folha de S. Paulo


Chefe de criação da Pixar homenageia o cineasta Hayao Miyazaki em Tóquio

O cineasta John Lasseter, chefe de criação dos estúdios Pixar e diretor de filmes como "Toy Story", fez uma homenagem ao mestre da animação japonesa Hayao Miyazaki ("A Viagem de Chihiro") no Festival de Cinema de Tóquio, nesta sexta-feira (24).

As informações são da revista americana "The Hollywood Reporter".

Num discurso de uma hora em que se emocionou diversas vezes, Lasseter comentou que, "sempre que estamos sem ideias na Pixar ou na Disney, eu coloco uma cena ou duas de um filme de Miyazaki, apenas para nos inspirar".

Toru Yamanaka /AFP
O diretor, roteirista e animador japonês Hayao Miyazaki
O diretor, roteirista e animador japonês Hayao Miyazaki

Ele havia sido convidado para o festival para discutir o conceito de "Japão descolado", slogan criado pelo governo do país para promover a indústria cultural japonesa.

Lasseter, que é vencedor de dois Oscar, disse que inicialmente não sabia sobre o que falar, mas que aos poucos se lembrou da "grande influência" que a animação japonesa teve em sua vida.

Ele disse que o primeiro filme de Miyazaki, "O Castelo de Cagliostro" (1979), o ajudou a conquistar sua mulher, uma vez que ele o mostrou a ela assim que os dois se conheceram —"por sorte, ela amou", afirmou.

O próprio Lasseter confessou que "O Castelo de Cagliostro" encheu sua alma "com uma vontade de 'é isso o que eu quero fazer'".

"Seu coração e sua alma devem estar em tudo que você faz. Eu aprendi isso com Miyazaki."


Endereço da página: