Folha de S. Paulo


Ópera de Mozart é levada ao palco em forma de concerto

Uma das óperas mais executadas de Mozart, "Don Giovanni" será exibida neste domingo (26), às 11h, pela Orquestra do Theatro São Pedro. A regência será do maestro convidado Abel Rocha.

Em forma de concerto, a apresentação não terá cenários, mas haverá interação entre os solistas. Eles estarão à frente da orquestra, posicionada no palco e não no fosso, onde tradicionalmente fica.

"Há roupas pensadas para representar os personagens e um cuidado com a luz. Não haverá isso de o cantor ficar paradinho com a partitura e depois levantar para cantar", explica Rocha.

Raquel Cunha/Folhapress
Johnny França, que interpreta Don Giovanni, ensaia com orquestra no Theatro São Pedro
Johnny França, que interpreta Don Giovanni, ensaia com orquestra no Theatro São Pedro

Composta por Mozart em parceria com o libretista Lorenzo da Ponte, "Don Giovanni" conta a história de um sedutor insaciável que violenta uma mulher e depois mata o pai dela, o comendador.

O protagonista então foge acompanhado de seu criado Leporello. Enquanto tenta se desvencilhar de Donna Elvira, a qual havia abandonado, com promessa de compromisso, conhece a camponesa Zerlina, noiva de Masetto.

Para conquistá-la, arma uma festa para onde vão a mulher violentada e seu noivo, além de Masetto, todos ansiosos por vingança. Don Giovanni irá arder no inferno.

HUMOR SEM LEVEZA

"Do ponto de vista dramatúrgico, é muito bem elaborada. Mozart fica jogando de um lado para outro a parte trágica, com algumas partes de comédia", diz Rocha.

O maestro lembra que nem sempre esse humor se traduz em leveza. Um exemplo é a ária em que Leporello lista à mulher abandonada pelo protagonista todas as conquistas do sedutor. "Muita gente acha engraçada, mas é de uma crueldade muito grande", diz.

Mozart criou diferentes passagens para cada personagem com base em suas classes sociais. Nobres são representados por uma música sofisticada, enquanto personagens mais simples são acompanhados por compassos da música camponesa.

O espetáculo será exibido em uma versão mais enxuta, com cerca de duas horas. "Não prejudicará o entendimento", diz o maestro, lembrando que também haverá legendas.

DON GIOVANNI
QUANDO domingo (26), às 11h
ONDE Theatro São Pedro, r. dr. Albuquerque Lins, 207; tel. (11) 3667-0499
QUANTO R$ 2


Endereço da página: