Folha de S. Paulo


Música nova de David Bowie lembra 'Cais', de Milton Nascimento

A nova música de Bowie, "Sue (Or In a Season of Crime)", era para ser apenas um presente aos fãs, incluído numa compilação de 50 anos de sua carreira.

Divulgada na internet no início desta semana, a música chamou a atenção do jornal francês "Le Monde", que publicou um texto em que dizia haver semelhanças com "Cais", de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, do disco "Clube da Esquina", de 1972.

Bowie fez a canção em parceria com a compositora americana Maria Schneider, uma admiradora assumida da música popular brasileira.

Vídeo

"[Schneider] fez um arranjo de estilos variados para a canção", publicou o diário. "É possível ouvir ecos de Björk, de Scott Walker, de Robert Wyatt, de jazz dissonante, mas sobretudo de uma melodia muito conhecida por amantes da música brasileira: a de Cais'".

Procurada pela Folha, Schneider declarou que, de sua parte, não há "nem mesmo remotamente uma inspiração ou influência" vinda de "Cais".

"Considero Milton um dos maiores compositores que conheço", afirmou. "Mas, pessoalmente, não acho que as músicas sejam parecidas."

Bastos, por sua vez, disse ter reconhecido similaridades nas primeiras notas de "Sue".

Vídeo

"Milton é um dos artistas mais influentes da música moderna do mundo. Sua arte seduziu de Miles Davis a Björk. Não me espantaria que um cara de bom gosto como David Bowie se encantasse também", disse ele.

Bastos apontou outra influência de Milton na nova música de Bowie: a faixa "Trastevere", do disco "Minas", de 1975.

Por meio de seu assessor, Milton também afirmou ter gostado muito da música do britânico, além de ter ficado bastante feliz pela lembrança do "Monde".

Como Bastos, ele rejeitou as possibilidades de ter havido plágio ou de que se trata de uma homenagem feita por Bowie a "Cais".

A assessoria da gravadora Sony no Brasil afirmou não ter recebido comentários do músico britânico sobre o caso.

"Nothing Has Changed", a coletânea que contém "Sue", será lançada em novembro.


Endereço da página:

Links no texto: