Folha de S. Paulo


Filme pode dar Oscar a 'virgem de 40 anos'; veja trailer

Um dos homens mais ricos dos Estados Unidos forma uma equipe de luta greco-romana e paga uma fortuna para dois irmãos medalhistas morarem em sua mansão.

"O cenário seria perfeito para uma comédia ridícula", admite o diretor Bennett Miller sobre o próprio filme, "Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo", que estreia neste domingo (19) na Mostra de Cinema de SP. Até algo trágico acontecer.

No caso, a trama verídica envolve Dave Schultz (Mark Ruffalo), medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, ao lado do irmão, Mark (Channing Tatum), um caso bem menos repercutido do que sugere o subtítulo brasileiro do longa.

Divulgação
Os atores Channing Tatum e Steve Carell, em cena do filme 'Foxcatcher', dirigido por Bennett Miller
Os atores Channing Tatum e Steve Carell, em cena do filme 'Foxcatcher', dirigido por Bennett Miller

Os atletas foram convidados pelo bilionário John du Pont (Steve Carell) para comandar o time Foxcatcher de dentro de sua propriedade, no Estado de Delaware, onde a família reina desde que passou a fornecer pólvora para o governo, nos anos 1910.

Du Pont usa a equipe para esconder sua inaptidão esportiva, uma sexualidade ambígua e a insegurança, filmando um documentário sobre sua importância no treino.

"A família estava preocupada", revela Miller. "Mas viram que era um texto justo e que não condenava a todos. Até tentaram conseguir uma ponta para uma parente distante."

Se a influência dos Du Pont não afetou Miller, premiado como melhor diretor no festival de Cannes pelo filme, é porque a alma de "Foxcatcher" é o foco em Mark Schultz.

Por meio do atleta, o cineasta traça um retrato sombrio da decadência do sonho americano. "Ele começa como um idealista, visitando escolas para falar sobre os EUA e as virtudes para conquistar uma medalha, mesmo sem dinheiro para comer", diz. "E termina como um gladiador ferido na jaula, divertindo garotas de biquíni e marcas de fast-food."

O papel pode render a primeira indicação de Tatum ao Oscar. Mas a barbada para a festa é Steve Carell, especializado em personagens bobocas como em "O Virgem de 40 Anos" (2005). Segundo Miller, ninguém imagina que o ator é capaz de atitudes dramáticas, "e era o que achavam de Du Pont". "Mas ele é um comediante e isso significa que tem um lado negro", diz.

FOXCATCHER: UMA HISTÓRIA QUE CHOCOU O MUNDO
(FOXCATCHER)
DIREÇÃO Bennett Miller
PRODUÇÃO EUA, 2014, 18 anos
MOSTRA dom. (19), Cine Sabesp, 20h; seg. (20), Espaço Itaú Frei Caneca 2, 18h

Veja o trailer legendado:

Foxcatcher


Endereço da página:

Links no texto: