Folha de S. Paulo


'Birdman' pode dar Oscar a González Iñárritu e Michael Keaton

A quatro meses do Oscar, o filme "Birdman", do mexicano Alejandro González Iñárritu, é cogitado para a premiação da Academia, com uma indicação quase certa para o ator Michael Keaton.

Uma comédia de humor negro com toques de realismo mágico, "Birdman" conta a história de Riggan Thomson (Keaton), uma estrela de cinema com a carreia em declínio que decide dirigir e protagonizar uma peça na Broadway.

Slaven Vlasic/AFP
Os atores Michael Keaton e Naomi Watts com o diretor Alejandro G. Iñárritu
Os atores Michael Keaton e Naomi Watts com o diretor Alejandro G. Iñárritu

Dirigido por González Iñárritu (indicado ao Oscar por "Babel", 2006), e elogiado no Festival de Veneza, "Birdman" chega aos cinemas dos Estados Unidos na próxima sexta-feira e tem previsão de estreia para janeiro no Brasil.

"Nunca me apeguei menos a um personagem do que a Riggan, mas eu o entendo em muitos níveis porque é um homem visceral, verdadeiro e tremendamente humano", disse Keaton, que passou muitos anos afastado dos holofotes.

PRIMEIRA COMÉDIA

O filme foi rodado no teatro St. James de Nova York, onde o protagonista adapta uma peça a partir do conto de Raymond Carver "Do que falamos quando falamos de amor".

"Birdman" é a primeira comédia de Iñárritu, que é conhecido por dramas pesados como "Amores Brutos" (2000), "21 Gramas" (2003) e "Biutiful" (2010).

"Depois de tanta comida picante decidi que queria uma sobremesa e um pouco de descanso para meu estômago", brincou o cineasta.

Destacou, no entanto, que apesar do formato diferente de seus filmes anteriores, a mensagem é a mesma.

"É incrivelmente trágico, mas também belo e divertido, que os humanos fracassem em suas tentativas solenes de triunfar", disse.

"Acredito que é a única maneira em que nós, como humanos, podemos sobreviver, rindo de nós mesmos um pouquinho e nos sentindo uma pouco melhor", completa.


Endereço da página: