Folha de S. Paulo


Orquestra faz concertos gratuitos no Ibirapuera com Toquinho e Emicida

Regente titular da Orquestra Experimental de Repertório, Carlos Moreno não esquece o dia em que sua irmã o levou pela primeira vez para ver um concerto, na Quinta da Boa Vista, no Rio.

Do pódio, Isaac Karabtchevsky regia a OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira). "Aquilo mudou a minha vida", diz o maestro, que a partir daí tomou tanto gosto pela música clássica que se tornou violonista e depois, regente.

Neste fim de semana, Moreno espera levar a mesma atmosfera de encantamento que experimentou naquele concerto ao público infantil dos dois concertos gratuitos e comemorativos ao Dia das Crianças que fará com a OER neste sábado (11) e domingo (12), às 17h, no palco externo do Auditório Ibirapuera, no Ibirapuera.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Ao violão, Toquinho ensaia com a Orquestra Experimental de Repertório regida por Carlos Moreno (de preto)
Toquinho ensaia com a Orquestra Experimental de Repertório regida por Carlos Moreno (de preto)

No sábado (11), a orquestra receberá o rapper Emicida para executar o conto musical "Pedro e o Lobo", de Prokofiev (1891-1953). "Essa é uma obra que apresenta o instrumento da orquestra às crianças", diz o maestro.

A história levada ao palco é a do menino Pedro, que enfrenta um lobo na floresta. O personagem é representado pelos instrumentos de cordas da orquestra.

O oboé simboliza o passarinho e o fagote, o avô, enquanto a clarineta corresponde ao gato. O naipe de trompas anuncia a aparição do lobo na peça.

Além da obra de Prokofiev, a orquestra tocará a "Abertura 1812", de Tchaikovsky (1840-1893), e o "Capricho Espanhol", de Rimsky-Korsakov (1844-1908), com referências fortes à música espanhola, presente, por exemplo, no uso de castanholas dentro da orquestra.

"São obras muito lúdicas e bonitas", afirma o maestro.

TUBOS DE PVC
No domingo, a OER irá dividir o palco com Toquinho e dar vez a um grupo que toca com tubos de PVC coloridos e de afinações diferentes.

O Boomwhackers Brasil Group inicia a apresentação com a "Abertura Concertante para Boomwhackers e Orquestra", composta por Rodrigo Hippolyto.

"O próprio instrumento já é encantador para o universo infantil", diz o maestro. Os integrantes tocam os tubos batendo-os no chão.

Com Toquinho, haverá dois sets: um com o artista e orquestra e outro só com o convidado e dois músicos.

Amilson Godoy assina os arranjos de todas as canções com orquestra: "Aquarela", "Regra Três/Samba de Orly", "Tarde em Itapuã", "Eu Sei que Vou te Amar/Onde Anda Você", "A Casa/O Caderno" e "O Bem Amado".

Desde 1990 Toquinho se apresenta com orquestras. "Não é habitual, mas quando surge uma oportunidade", não deixo escapar", diz Toquinho.

Na parte em que tocará com Ivâni Sabino (baixo) e Pepa D'Elia (bateria), Toquinho promete uma performance mais descontraída. "É quando eu posso me soltar mais, mostrar acentuadamente meu lado instrumentista e conversar com o público."

Para o repertório, promete canções voltadas às crianças, como "O Pato", "A Bicicleta" e "O Ar".

O concerto com a Orquestra Experimental de Repertório também é, para Toquinho, uma forma de celebrar seus 50 anos de carreira.

"Fiz amigos e realizamos uma obra digna e autenticamente brasileira, mas o passado é apenas um pigmento a ser a cada ano estendido com as cores fortes de um presente sempre atuante", diz Toquinho.
"Considero-me realizado, mas, enquanto tiver saúde, pretendo continuar tocando até os 92 anos."

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO
QUANDO sab. (11), com Emicida, e dom. (12), às 17h, com Toquinho e Boomwhackers Brasil
ONDE Auditório Ibirapuera,
parque Ibirapuera;
tel (11) 3629-1075
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página: