Folha de S. Paulo


Flip mantém Paulo Werneck como curador para 2015

A organização da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) anunciou nesta sexta (3) que irá manter o editor Paulo Werneck, 36, na curadoria do evento para o ano que vem

Werneck foi o responsável pelo evento neste ano, quando a festa completou 12 anos. A última edição da Flip trouxe menos ficção e mais realidade, com homenagem ao jornalista Millôr Fernandes, morto em 2012.

Millôr, que era também cartunista e escritor, foi o primeiro homenageado que participou de uma das edições da festa literária enquanto vivo —compareceu em 2003, aos 80 anos.

Danilo Verpa/Folhapress
Mesa com Michael Pollan, com mediação do curador Paulo Werneck, durante a Flip 2014 em Paraty
Mesa com Michael Pollan, com mediação do curador Paulo Werneck, durante a Flip 2014 em Paraty

A instalação de telões abertos ao público em duas praças de Paraty e o show de abertura gratuito foram duas novidades introduzidas pela Flip em 2014.

"Com isso, a conexão de Paraty e dos paratienses com a Flip ficou ainda mais forte neste ano, retomando o espírito da primeira edição. Fizemos uma festa com a cara do Millôr", afirmou Mauro Munhoz, diretor geral da programação principal.

Paulo Werneck será também o curador de uma nova iniciativa da Associação Casa Azul, que realiza a Flip: uma série de debates sobre a história oral e os ofícios de Paraty antes da abertura da estrada Rio-Santos, construída em 1973.

Com patrocínio do BNDES, a iniciativa prevista para o final de 2014 é uma das primeiras ações do Museu do Território de Paraty, atualmente em fase de implantação, que reunirá um amplo acervo virtual sobre o patrimônio material e imaterial da cidade.


Endereço da página:

Links no texto: