Folha de S. Paulo


Escritora processa a Disney dizendo que 'Frozen' foi baseado em sua vida

Uma escritora peruana entrou na Justiça contra a Disney dizendo que a animação "Frozen - Uma Aventura Congelante", grande sucesso de 2013, foi baseada em eventos que aconteceram em sua vida.

A autora do processo é Isabella Tanikumi, que atualmente vive em Nova Jersey.

Segundo ela, "personagens, tramas e a história" de "Frozen" foram plagiados de "Living My Truth" e "Yearning of the Heart", livros lançados por Tanikumi e que foram escritos a partir de eventos de sua própria vida.

A escritora entrou com a ação na Justiça americana em 21 de setembro.

No documento, ela cita 18 exemplos de coincidências entre as obras, incluindo detalhes da vila em que a trama se desenrola, a existência de duas irmãs, o fato de a irmã mais velha machucar acidentalmente a mais nova, o fato de a mais nova perder a memória e até mesmo dois personagens masculinos que Tanikumi diz ter batizado de Hans e Christoff (no filme, eles se chamam Hans e Kristoff).

Ela diz que a situação fica explícita quando se analisa a capa de um dos seus livros, com uma pessoa jogando neve para cima —algo parecido com uma imagem promocional da personagem princesa Elsa, amplamente divulgada no lançamento de "Frozen".

A ação de Tanikumi requer que a Disney pare de vender e distribuir a animação e exige do estúdio uma indenização de US$ 250 milhões (R$ 603 milhões).

A Disney ainda não se pronunciou sobre o assunto.


Endereço da página:

Links no texto: