Folha de S. Paulo


Assista a cinco momentos importantes da história do Rock in Rio

Em janeiro de 1985, até quem tinha ingresso na mão duvidava que o Rock in Rio começaria no dia 11 com todas as atrações prometidas.

Até então, o país tinha assistido a apenas dois shows gigantes em estádios, o do Queen, em 1981, e o do Kiss, em 1983.

Era pouco, diante de uma extensa lista de turnês anunciadas e posteriormente canceladas -Rolling Stones, em 1974, e Deep Purple, em 1978, chegaram a ter ingressos vendidos, e depois devolvidos.

Mas todos os nomes agendados vieram ao festival. O sucesso de mais de um milhão de pessoas assistindo ao primeiro Rock in Rio inspirou confiança nos convidados para turnês no país.

A boa repercussão entre empresários americanos e europeus ajudou a inserir o Brasil no circuito dos shows internacionais. De lá para cá, aconteceram outras quatro edições do festival. A Folha destaca momentos marcantes de cada um.

1 - Iron Maiden no primeiro Rock in Rio, em 1985
Era a primeira vez que a banda britânica tocava no país e o começo de uma relação de amor intensa com os fãs brasileiros. Em diz dias, o Rock in Rio levou 1.380 milhão de pessoas à Cidade do Rock. Estima-se que 350 mil delas formavam a massa humana que agitava o show do Iron Maiden. O vídeo abaixo comprova a catarse roqueira da apresentação.

Veja vídeo

2 - Guns N' Roses no segundo Rock in Rio, em 1991
Axl Rose não usava disfarces no palco. Sem chapéu, óculos escuros ou a barba que ostenta hoje, ele se apresentou ao lado de Slash em um dos melhores momentos da banda até então. De calça branca e peito nu, cantou e correu pelo palco, saciando a expectativa do público por duas noites. Era o show mais aguardado do Rock in Rio II e mais um momento memorável do festival.

Veja vídeo

3 - Carlinhos Brown, no terceiro Rock in Rio, em 2001
Teve Iron Maiden e Guns N' Roses de novo, o R.E.M. fez um show impecável, mas a terceira edição do Rock in Rio ficou marcada por Carlinhos Brown. O cantor baiano foi hostilizado e tomou uma chuva de copos e garrafas plásticas do público roqueiro, que não se conformava com a escalação do músico, ligado à axé music. Brown, ainda no palco, disse que a atitude era coisa de "ignorante", "sem juízo" e cantou o Hino Nacional.

Veja vídeo

4 - Coldplay, no quarto Rock in Rio, em 2011
O Metallica era a atração principal da quarta edição do festival. Ainda assim, os britânicos do Coldplay fizeram uma das apresentações mais poderosas do evento. No vídeo abaixo, em que eles tocam a canção "Viva la Vida" -o maior hit de casamentos no Brasil depois da marcha nupcial-, o público responde com um "ôôôôôôôôôô" gritante na introdução da música, puxada pelo piano do também vocalista Chris Martin.

Veja vídeo

5 - Beyoncé, no quinto Rock in Rio, em 2013
Brown tomou garrafadas, mas Beyoncé reinou na edição de 2013, prova de que o público já havia entendido que o rock do Rock in Rio era só um bom nome para o festival. A cantora pop tocou vários dos hits que levam muito da batida do funk carioca e chegou até a tocar um funk carioca. Mesmo. No improviso, dançou "Passinho do Volante" -aquele do "ah lelek lek lek"-, de MC Federado e os Leleks. Óbvio que levou o público ao delírio.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: