Folha de S. Paulo


Filme brasileiro "Praia do Futuro" recebe prêmio em festival espanhol

O diretor brasileiro Karim Ainouz recebeu neste sábado (20) o prêmio Sebastiane Latino por seu filme "Praia do Futuro" no Festival de Cinema de San Sebastián (Espanha).

O prêmio foi criado pela associação de gays, lésbicas, transexuais e bissexuais do País Basco (Gehitu). Ainouz se mostrou emocionado ao receber a condecoração e disse que isto ajudará a divulgar seu filme fora do Brasil.

O prêmio foi entregue pouco antes da projeção do longa, que marcou o início da seção Horizontes Latinos do festival.

Divulgação
Wagner Moura (dir.) e Clemens Schick em cena de
Wagner Moura (dir.) e Clemens Schick em cena de "Praia do Futuro", filme de Karim Ainouz

A organização do País Basco criou o prêmio no ano passado para reconhecer os filmes latino-americanos que defendem as reivindicações e valores de gays, lésbicas, transexuais e bissexuais.

No longa, Wagner Moura interpreta Donato, salva-vidas de Fortaleza que se apaixona pelo alemão Konrad (Clemens Schick) e vai morar com ele em Berlim. Tempos depois, Ayrton (Jesuíta Barbosa), irmão de Donato, vai para a Alemanha acertar com as contas com ele.

Em declarações à Agência Efe, Karim Ainouz reconheceu que "não esperava" o prêmio e elogiou o fato dele ser concedido por uma organização como a Gehitu, pois isso revela que o filme pode ter impacto em uma cidade "forte culturalmente com San Sebastián".

Além da temática, "Praia do futuro" foi premiado por sua "qualidade" cinematográfica, que Gehitu definiu como "um poema visual sobre a coragem necessária para aceitar os próprios medos e desejos".


Endereço da página: