Folha de S. Paulo


Jay Z é processado por uso de sample com a expressão 'oh'

O rapper americano Jay Z está sendo processando pelo uso de um sample (utilização de trechos de músicas de outros autores) com a expressão "oh", em seu hit de 2009 "Run This Town", gravado em parceria com Rihanna.

De acordo com documentos do processo obtidos pelo site Techdirt, uma gravadora chamada TufAmerica alega que o rapper usou, sem autorização, um trecho de três segundos do funk de 1969 "Hook and Sling", de Eddie Bo (1930-2009). O selo, que comprou os direitos da canção, exige o pagamento de royalties.

A mesma gravadora já processou o rapper Kanye West por utilizar um trecho de "Hook and Sling", além de processar os Beastie Boys por supostamente plagiarem a banda Trouble Funk em várias de suas faixas. A corte americana rejeitou as alegações baseadas no uso de apenas uma frase.

"Run This Town"

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Os advogados do rapper defendem que uma única palavra não se aplica as leis de copyright americanas.

"Os autores da ação aparentemente acreditam que têm o monopólio sobre o uso da palavra 'oh' e que podem impedir outros de gravá-la", diz o texto da defesa. "Palavras e frases curtas simplesmente não são protegidas pelas leis de direitos autorais. Além disso, eles não podem fazer uma alegação baseados no infringimento de uma letra tão genérica quanto 'oh'."

Se o argumento da defesa foi acatado pela corte americana, terá um impacto relevante na decisão de outros casos semelhantes nos EUA.

Anteriormente, a corte decretou que um trecho de dois segundos utilizado pelo grupo de hip hop NWA na canção "100 Miles and Runnin'" havia sido plagiado da música "Get Off Your Ass and Jam", da banda dos anos 1970 Funkadelic. O caso era usado como base para outros embates do gênero.

Lucas Jackson/Reuters
O rapper Jay Z em show em Nova York
O rapper Jay Z em show em Nova York

Endereço da página:

Links no texto: