Folha de S. Paulo


'The Imitation Game' é eleito melhor filme do Festival de Toronto

O filme "The Imitation Game" (ainda sem tradução para o Brasil), no qual Benedict Cumberbatch interpreta Alan Turing, o matemático britânico que decifrou o código secreto da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, foi escolhido neste domingo (14), por voto popular, como o melhor filme da 39ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto.

Dirigido pelo diretor norueguês Morten Tyldum, o longa foi escolhido por votação do público como o melhor da edição, que se encerrou na cidade neste domingo após 11 dias. Nesse período foram exibidos cerca de 300 filmes de 79 países.

No ano passado, o grande vencedor foi "12 Anos de Escravidão", depois ganhador do Oscar de melhor filme.

A produção da espanhola Isabel Coixet, "Learning to Drive", com Ben Kingsley e Patricia Clarkson, ganhou o segundo lugar do festival. "St. Vincent", dirigido por Theodore Melfi, com Bill Murray e Melissa McCarthy no elenco, ficou na terceira posição.

Também por voto popular, "Beats of the Antonov", de Hajooj Kuka, foi eleito o melhor documentário.

O prêmio da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica na categoria de apresentações especiais foi para "Time Out of Mind" (EUA), de Oren Moverman, estrelado por Richard Gere, que vive um sem-teto.

O Festival de Toronto se transformou nos últimos anos na plataforma de lançamento dos filmes que querem competir ao Oscar do ano. Por exemplo, cinco dos últimos sete filmes ganhadores do Oscar de melhor filme passaram por Toronto ("12 Anos de Escravidão", "Argo", "O Artista", "O Discurso do Rei" e "Quem Quer Ser um Milionário?)".


Endereço da página: