Folha de S. Paulo


Filarmônica de Dresden toca 'Quinta' de Beethoven

Tão famosa que até mesmo quem não frequenta salas de concerto pode reconhecê-la com facilidade. A "Sinfonia nº 5" de Beethoven –aquela do "tãn-tãn-tãn-tãããn"– será executada nesta terça-feira (9) pela Filarmônica de Dresden, na Sala São Paulo.

O programa que o grupo regido pelo alemão Michael Sanderling traz dentro da temporada 2014 do Cultura Artística mistura duas importantes sinfonias do romantismo –esta de Beethoven e a "Primeira" de Brahms (1833-1897)–, além de apresentar peças dos séculos 20 e 21.

Na segunda (8), será tocada a obra de Brahms e a "Pequena Suíte", do polonês Witold Lutoslawski (1913-1994). Na terça (9), além da "Quinta", haverá o "Con Brio - Abertura de Concerto para Orquestra", do compositor alemão J.Widmann, nascido em 1973.

Nas duas noites, a Filarmônica –que é uma das mais tradicionais da Alemanha, com mais de 140 anos de existência– receberá a alemã Carolin Widmann para ser solista no "Concerto para Violino" de Beethoven (1770-1827).

"Este é um dos concertos mais democráticos', no sentido de que orquestra e solista têm a mesma importância", diz Widmann. "Definitivamente, é uma das peças mais difíceis para os violinistas."

De certa maneira, Beethoven "costura" todo o programa. Foi nele que Brahms se espelhou para criar a sua sinfonia, depois apelidada de "Décima" de Beethoven.

J. Widmann, por sua vez, tomou como base as características das sinfonias nº 7 e nº 8 de Beethoven para criar o seu "Con Brio".

FILARMÔNICA DE DRESDEN
QUANDO seg. (8) e ter. (9) às 21h
ONDE Sala São Paulo, praça Júlio Prestes, 16, tel. (11) 3258-3344
QUANTO de R$ 50 a R$ 390
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página: