Folha de S. Paulo


Soprano leva bel canto ao Theatro São Pedro neste domingo

Voz frequente no Metropolitan Opera House de Nova York nos anos 1990, a soprano Mariella Devia foi ovacionada no Carnegie Hall, em junho, ao cantar na ópera "Roberto Devereux", de Donizetti. Dona de uma interpretação "elegante e eficaz", como definiu o jornal "The New York Times", a italiana apresenta-se neste domingo (31), às 17h, no Theatro São Pedro.

A soprano vai cantar árias de óperas acompanhada da orquestra da casa, a Orthesp, regida pelo seu conterrâneo Giuseppe Sabbatini.

"Quero mostrar um pouco de tudo para o público, o bel canto, o verismo e as árias francesas", conta Devia.

Ronny Santos/Folhapress
A soprano italiana, Mariella Devia, durante ensaio no Theatro São Pedro
A soprano italiana, Mariella Devia, durante ensaio no Theatro São Pedro

As árias "Eccomi in Lieta Vesta", da ópera "I Capuleti e I Montecchi", de Bellini (1801-35), e "Regnava nel Silenzio... Quando Rapito in Estasi...", da peça "Lucia de Lammermoor", de Donizetti (1797-1848), serão executadas na apresentação e respondem pelo território em que Devia se firmou, o bel canto.

Foi com "Lucia..." que a soprano estreou como protagonista, em 73. "Já tinha claro ali que minha carreira seria dedicada a este estilo de canto".

Coincidentemente, a mesma ópera marcou a começo de Sabbatini como tenor.

Mas depois de 20 anos cantando, o italiano agora completa sete como regente. "Nunca mais tive vontade de subir de novo num palco para cantar", diz o italiano, que rege Devia pela primeira vez.

O programa ainda terá obras de Puccini (1858-1924), Massenet (1842-1912) e Gounod (1818-1893).

MARIELLA DEVIA E GIUSEPPE SABBATINI
QUANDO domingo (31), às 17h
ONDE Theatro São Pedro, r. dr. Albuquerque Lins, 207, tel (11) 3667-0499
QUANTO R$ 30
CLASSIFICAÇÃO 8 anos


Endereço da página: