Folha de S. Paulo


Blogueira vira celebridade teen ao fazer resenhas de livros; leia entrevista

Foi por intermédio da literatura que a blogueira Camila da Silva, 18, deixou de ser uma desconhecida de Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo) para se tornar uma pequena celebridade do mundo virtual teen.
No "Desejo Adolescente" (www.desejoadolescente.com), blog que alimenta, Camila fala de música, comportamento, decoração, culinária, maquiagem e, principalmente, literatura.

"Nos livros, eu encontrei mundos que são mais meus do que o próprio mundo. Eles me fizeram quem eu sou hoje", diz a jovem.

O blog tem cerca de 120 mil visualizações mensais e sua página no Facebook, mais de 5.000 curtidas. No último mês, Camila foi vencedora do prêmio Teen Web Awards, realizado pela revista "Capricho". O concurso elegeu as garotas com menos de 21 anos mais influentes da internet.

No "Desejo Adolescente", Camila comenta os livros que leu nos últimos dias.

Por mês, a jovem recebe de graça uma média de dez títulos graças a parcerias com editoras, que estão de olho na influência das blogueiras sobre o público adolescente.

Camila afirma, entretanto, que a relação com as editoras não interfere nos comentários que publica no blog e que muitos dos livros que resenha são comprados por ela.

De acordo com a "publisher" da Editora Gutenberg, Alessandra Ruiz, o vínculo com as blogueiras é importante porque os leitores mais jovens geralmente procuram referências antes de comprar um livro. A Gutenberg publica duas das autoras brasileiras mais populares entre as adolescentes —Paula Pimenta e Bruna Vieira.

"Quando um blogueiro muito popular comenta ou resenha um livro, aguça a curiosidade dos leitores, divulga o título e aumenta a chance de que ele seja vendido", disse.

COLABORADORAS

Para dar conta do volume de livros, Camila tem o apoio de cinco colaboradoras.

Três delas foram selecionadas a partir de uma espécie de concurso cultural realizado no blog. A interação com o público, ela diz, é bem frequente.

"Converso muito com leitores e a gente acaba se tornando amigo", diz.

Quem também dá uma força é sua mãe. Como nem todos os livros que recebe são exatamente do seu interesse, cabe à arte educadora Vanderléia Pires, 38, resenhar alguns deles. Foi o caso de "O Resgate", de Nicholas Sparks, classificado por ela como "incrivelmente emocionante".

Camila diz que a quantia arrecadada com anunciantes no blog não é suficiente para arcar com todas as despesas, mas dá uma boa ajuda.

O novo layout e ilustrações, por exemplo, foram feitos com receita da própria página. Outras coisas, como camisetas, cartões de visita e marcadores para distribuir ou sortear entre os leitores ficam a cargo das contribuições da família, sua maior apoiadora, segundo ela.

"Recentemente, apareceram mais anunciantes. Vi que, se me dedicar um pouco mais, eu consigo [ganhar dinheiro]. Penso em fazer disso a minha profissão."

Na internet, Camila é conhecida por "Mabeloop". O nome surgiu na época do Orkut, há mais ou menos seis anos. Como seus pais não a deixavam usar o nome verdadeiro na internet, ela criou um pseudônimo.

Atualmente, ela se prepara para cursar jornalismo. O gosto pela leitura e pela escrita, ela conta, foi um dos maiores motivadores para a escolha da carreira.

Aos dez anos, ganhou de presente o livro "Fala Sério, Mãe!", de Thalita Rebouças.

Foi a partir da obra da escritora carioca que a jovem descobriu o universo da literatura para adolescentes.

Hoje, Camila cita entre suas autoras preferidas Paula Pimenta e Marta Medeiros.

"Marta vê as coisas simples da vida. São livros que sempre pego para me inspirar."

Outro nome que admira é Bruna Vieira, que além de escritora é também blogueira.

Ao ser questionada sobre seus livros prediletos, no entanto, a jovem fala de títulos de autores estrangeiros. Entre os eleitos estão "Extraordinário", de R.J. Palacio, "A Lista Negra", de Jeniffer Brown, e "O Menino de Pijama Listrado", de John Boyne. "Foram os que mais me emocionaram. Chorei muito."

FLÁVIA FARIA é trainee da 58ª turma do Programa de Treinamento, que tem patrocínio da Ambev, da Philip Morris Brasil e da Odebrecht.


Endereço da página: