Folha de S. Paulo


Hello Kitty, 40, não é uma gata, diz curadora de mostra

A carismática Hello Kitty, que em 2014 completa 40 anos de existência, não é uma gata. A informação foi revelada por uma curadora de uma mostra sobre a personagem nos Estados Unidos, em entrevista ao jornal "Los Angeles Times".

A antropóloga Christine R. Yano, que passou anos pesquisando e escrevendo sobre o fenômeno Hello Kitty, foi selecionada para organizar uma exposição de retrospectiva da personagem, no Japanese American National Museum.

Criada pela designer Yuko Shimizu em 1974 para a empresa Sanrio, Hello Kitty se tornou a "embaixadora da fofura do Japão", com milhões de produtos comercializados em todo o mundo.

Sanrio Co./Reuters
Boneca da personagem Hello Kitty no espaço, a bordo do satélite japonês Hodoyoshi-3
Boneca da personagem Hello Kitty no espaço, a bordo do satélite japonês Hodoyoshi-3

Yano conta que, ao escrever textos para a exposição de outubro em Los Angeles, chamou a personagem de "gata". De acordo com ela, a Sanrio a corrigiu "de maneira bastante rígida" sobre o assunto.

"Hello Kitty não é uma gata. Ela é uma personagem de desenhos. Ela é uma garotinha. Ela é uma amiga. Mas ela não é uma gata. Ela nunca é desenhada de quatro. Ela anda e se senta, como uma criatura de duas pernas", explicou Yano ao jornal.

"Ela tem até mesmo um gatinho próprio, que se chama Charmmy Kitty."

Curiosamente, a palavra "kitty" em inglês significa "gatinho".

Outras curiosidades reveladas pela pesquisadora incluem o fato de que Hello Kitty é britânica, seu nome real é Kitty White, ela é do signo de escorpião e tem uma irmã gêmea.


Endereço da página: