Folha de S. Paulo


Crítca: Longa 'Mais Um Ano', do inglês Mike Leigh, é equívoco

Não é fácil dizer o que pretendia Mike Leigh com seu filme de 2010, "Mais um Ano". Ele começa com um belo primeiro plano de Imelda Staunton, isto é, Janet, mulher de meia-idade, simples, que vai a um posto de saúde em busca de remédio para dormir.

Ali é informada que insônia não é doença, mas sintoma. E sintoma de quê? As pessoas começam a lhe fazer perguntas, em particular a assistente social Gerri. O rosto misterioso do plano de abertura continua um mistério.

E de repente, Janet some do filme, que será doravante dedicado a Gerri e e a seu marido, o geólogo Tom. Tom e Gerri formam uma dupla feliz (não é a primeira para quem lembra de Tom & Jerry do desenho animado). Cultivam sua horta e se amam. Amam o filho, que mora longe, mas é boa pessoa e também realizado, aparentemente.

Divulgação
A atriz inglesa Ruth Sheen no papel de Gerri, coprotagonista da comédia 'Mais um Ano'
A atriz inglesa Ruth Sheen no papel de Gerri, coprotagonista da comédia 'Mais um Ano'

Cultivam ainda a amizade de Mary, colega de trabalho de Gerri um tanto aloprada, mas, pior, bem desequilibrada. Mary parece ter sofrido muitas frustrações nas relações com os homens. A amizade tem, portanto, um quê de assistência social.

Mais do que isso, designa esse corte radical entre felizes e infelizes, adaptados e inadaptados que o filme executa ao longo das quatro estações do ano. E, pior, ao longo de cenas bem desinteressantes, em que Leigh parece buscar o humano a partir de seus gestos cotidianos, de sua superfície.

Se existe algo que "Mais um Ano" demonstra é que a superfície não é para qualquer um. Se não é expressão de algo muito amplo, consegue captar muito pouca coisa.

Clichês, por exemplo: Mary, a alcoólatra. Mary, atirando-se para o filho da amiga, que bem poderia ser filho dela. Mary se enrolando toda com o carro que acabou de comprar. Gerri e Tom compreensivos em relação a ela.

E Janet, onde ficou? Sumiu para não mais voltar. Será que Imelda Staunton tinha outro compromisso? Ou brigou com Mike Leigh? Não importa: assim como o filme padece de falta de interesse nos personagens que sobraram, sofre também com a estrutura mais que torta.

O filme é um equívoco em toda linha, embora feito por um bom diretor.

MAIS UM ANO (ANOTHER YEAR)
DIREÇÃO Mike Leigh
PRODUÇÃO Reino Unido, 2010
ONDE Cinesesc
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO ruim


Endereço da página: