Folha de S. Paulo


Drama turco vence festival de cinema de Sarajevo

O drama turco "Song of My Mother", sobre pessoas de etnia curda vivendo em Istambul, na Turquia, venceu o prêmio de melhor filme na 20ª edição do Festival Internacional de Cinema Sarajevo. O evento foi encerrado neste domingo (24) na capital da Bósnia-Herzegóvina.

O filme, trabalho de estreia do diretor turco Ero Mintas, também levou o prêmio de melhor ator para Feyyaz Duman —que interpreta um filho expulso, junto com sua mãe idosa, do bairro onde vive em Istambul.

O longa "Brides", também de uma diretora de primeira leva, Tinatin Kajrishvili, levou a condecoração especial do júri, além do prêmio de melhor atriz para Mari Kitia. A produção georgiana, que fez sua estreia no Festival de Berlim deste ano, mostra o dia a dia de uma mulher cujo marido está preso.

Haris Memija - 23.ago.2014/Xinhua
Membros do elenco de 'Song of My Mother' recebem o prêmio de melhor filme no Festival de Sarajevo
Membros do elenco de 'Song of My Mother' recebem o prêmio de melhor filme no Festival de Sarajevo

O evento ainda fez uma homenagem ao cineasta bósnio Danis Tanovic ("Terra de Ninguém"), por sua contribuição ao cinema. O diretor trabalha atualmente em um filme sobre o crescimento do crime em Sarajevo, 20 anos após a guerra da Iugoslávia.

Passaram pelo festival deste ano a atriz Melissa Leo ("O Vencedor"), o ator mexicano Gael Garcia Bernal ("Amores Brutos"), o diretor francês Michel Hazanavicius e os diretores ingleses Ken Loach, Mike Leigh e Michael Winterbottom.


Endereço da página:

Links no texto: