Folha de S. Paulo


Bar portenho que inspirou Borges e Francis Coppola fecha as portas

Em suas mesinhas, Ernesto Sábato (1911-2011) passou tardes a fio, escrevendo "Sobre Heróis e Tumbas", e Jorge Luis Borges (1899-1986) lançou olhares para a escritora e tradutora Estela Canto.

Mais recentemente, Tomás Eloy Martínez (1934-2010) usou suas janelas para espiar as transformações da Argentina depois da crise de 2001, dando origem ao romance "O Cantor de Tango".

E, num vídeo no YouTube, é possível ver o diretor Francis Ford Coppola encurvado detrás de um laptop no meio dos fregueses, na época das gravações de "Tetro", seu filme ambientado em Buenos Aires.

Cézaro De Luca/Efe
Casal deixa o bar Britânico, agora fechado em Buenos Aires
Casal deixa o bar Britânico, agora fechado em Buenos Aires

"Bar notável", segundo qualificação da prefeitura de Buenos Aires, o Britânico, na esquina das ruas Brasil e Defensa, acaba de fechar as portas. Incapaz de pagar o crescente aluguel, Agustín Sosa entregou o imóvel ao proprietário.

O Britânico foi fundado em 1928, e chamava-se à princípio La Cosechera. Aos poucos, transformou-se numa espécie de enclave inglês, num bairro habitado principalmente por imigrantes italianos.

Em 1982, o governo militar argentino obrigou estabelecimentos britânicos a trocarem de nome, por conta da Guerra das Malvinas. Até o fim do conflito, o bar chamou-se apenas "Tânico", com o "bri" apagado de suas janelas de vidro.

O Ministério da Cultura argentino divulgou nota declarando acompanhar a busca por um novo inquilino que possa manter o estabelecimento como bar, mas não anunciou nenhuma medida.


Endereço da página: