Folha de S. Paulo


Filme sobre assassinato de Indira Gandhi gera polêmica na Índia

Um filme sobre o assassinato da ex-primeira-ministra indiana Indira Gandhi está sendo alvo de críticas e pedidos de proibição na Índia, antes mesmo de sua estreia no país. Segundo as pessoas contrárias a produção, o longa "glorifica os assassinos" de Gandhi.

"Kaum De Heere" (Diamantes da Comunidade) conta a história dos seguranças de Gandhi, que a mataram em 1984.

A juventude do partido da ex-primeira-ministra, o Partido do Congresso, escreveu uma carta ao atual primeiro-ministro, Narendra Modi, dizendo que o filme apresenta os dois guarda-costas como heróis.

Gabriel Duval/AFP
Foto da cremação de Indira Gandhi, em 1984, em Nova Delhi
Foto da cremação de Indira Gandhi, em 1984, em Nova Delhi

Uma fonte do ministério da Informação e Difusão afirmou que as autoridades ainda estão estudando se o longa poderá ser lançado ou não.

Segundo a imprensa local, as agências de inteligência alertaram para possíveis atos de violência no país caso a obra chegue às salas de cinema.

O exército indiano atacou, em 1984, sob ordens de Gandhi, o Templo Dourado do sikhs em Amritsar, buscando separatistas instalados no local sagrado.

Meses mais tarde, dois dos seguranças de Gandhi, seguidores da religião, dispararam contra ela, desencadeando uma onda de violência contra a comunidade sikh, que deixou 3.000 mortos.


Endereço da página: