Folha de S. Paulo


Robin Williams fez piada com a escolha do Rio para Olimpíada

O ator Robin Williams, morto nesta segunda-feira (11) aos 63 anos, fez uma piada que desagradou alguns brasileiros, na época em que o Rio foi escolhido como a sede da Olimpíada de 2016.

Em 2009, ao participar do programa "Late Show with David Letterman", ele comentou a disputa entre Rio e Chicago, sua cidade natal, para sediar os Jogos Olímpicos.

De acordo com ele, os brasileiros teriam "subornado" os membros do Comitê Olímpico Internacional, responsáveis pela escolha.

"Espero que a [apresentadora de TV] Oprah não esteja chateada em perder a Olimpíada. Chicago mandou Oprah e Michelle [Obama, primeira-dama dos Estados Unidos], e o Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de cocaína. Não foi muito justo, sabe?", afirmou, ao ser recebido por Letterman em novembro daquele ano.

Em 2011, porém, ele se desculpou com o país em entrevista ao jornal "O Estado de São Paulo".

"Posso me desculpar agora? Foi uma piada que eu fiz. Eu li um artigo sobre os assaltos e sequestros no Brasil. Daí escolhem o Rio, sabe? Soube que alguns políticos brasileiros ficaram realmente bravos comigo. E eu só sabia falar: 'Tudo bem?' e 'Obrigado'. Eu disse que Chicago mandou Oprah Winfrey e Michelle Obama, enquanto vocês levaram 50 strippers e cocaína. Droga, ofendi todo mundo! Me desculpe! É o que acontece com comédia. Quando você ultrapassa essa linha, tem gente que vai rir e gente que vai se ofender."

No YouTube, é possível rever o vídeo com a piada de Williams.

Além do Rio e de Chicago, Tóquio e Madri também participaram da fase final do processo seletivo da Olimpíada de 2016.


Endereço da página:

Links no texto: