Folha de S. Paulo


Filme em árabe sobre Anne Frank terá imagens do conflito em Gaza

Um filme falado em árabe sobre a história de Anne Frank terá imagens do atual conflito entre israelenses e palestinos.

Segundo a revista "Hollywood Reporter", o longa "What Does Anne Frank Mean Today" (o que Anne Frank significa hoje) vai explorar trechos do famoso diário da menina judia, que viveu durante dois anos em um esconderijo em Amsterdã com a família, fugindo da perseguição nazista.

Seis atrizes palestinas vão se revezar no papel de Frank, que morreu em um campo de concentração aos 15 anos, em 1945.

"Embora o mais próximo que tenha chegado de Gaza tenham sido três quilômetros, nosso elenco palestino esteve na cidade gravando entre os bombardeios", diz o diretor croata Jakov Sedlar. Ele recebeu o Prêmio Internacional da Paz no Festival de Veneza de 2004, pelo filme "Jerusalemski Sindrom".

O novo trabalho de Sedlar vai misturar encenações do livro "O Diário de Anne Frank" com gravações de jovens palestinos falando sobre a guerra, o primeiro amor e outros temas escritos pela menina em seu diário.

"A arte não pode mudar o mundo, mas pode nos ajudar a entendê-lo um pouco mais", disse o diretor. "O fato de estarmos fazendo este filme em árabe significa que esperamos mostrar um pouco como não devemos repetir a história."


Endereço da página: