Folha de S. Paulo


Spielberg e Ridley Scott vão adaptar game para seriados

"Halo", franquia de games de tiro espacial que vendeu mais de 55 milhões de cópias desde 2001, está prestes a se tornar seriados pelas mãos de dois cineastas veteranos na área de ficção científica: Steven Spielberg e Ridley Scott.

Os diretores de "E.T." e "Alien" vão cuidar de dois projetos distintos. Spielberg produzirá uma série de TV baseada no jogo, que será dirigida por Neill Blomkamp ("Elysium" e "Distrito 9").

Já Scott comandará "Halo: Nightfall", série com direção de Sergio Mimica-Gezzan ("Battlestar Galactica"), que tem como objetivo introduzir o novo protagonista de "Halo 5: Guardians", jogo que deve ser lançado no ano que vem. Mike Colter ("The Good Wife") viverá o personagem, um soldado chamado Locke.

Divulgação
Cena de
Cena de "Halo 4", franquia de games da Microsoft

"Filmamos com se fosse um longa-metragem, mas 'Nightfall' será separado em capítulos", explica Colter, que diz não ter intimidade com os games. "Estou aprendendo, o universo é muito rico."

Os episódios só poderão ser assistidos por celulares com a plataforma Windows Phone ou pelo console de videogames Xbox One, da Microsoft, dona da franquia "Halo". "Nightfall" estreia no fim do ano e a série de Spielberg deve sair no ano que vem.

As produções tentam aproveitar e ampliar o sucesso de "Halo 4: Forward Unto Dawn", uma minissérie on-line lançada para promover o game "Halo 4", de 2012.

Os programas seguem o rastro de sucesso deixado por séries como "House of Cards", da Netflix, e tentam colocar o Xbox One como concentrador de mídia e gerador de conteúdo, algo prometido pela Microsoft mas nunca totalmente entregue ou aceito pelos usuários do console.

Os projetos de Spielberg e Scott não serão as primeiras adaptações para a tela do jogo. Em meados dos anos 2000, o estúdio 20th Century Fox estava desenvolvendo uma adaptação para o cinema de "Halo", com Peter Jackson ("O Senhor dos Anéis"), mas o projeto não decolou.

GUERRA ESTELAR

O primeiro jogo da franquia foi lançado em 2001.

O sucesso fez com o que o game ganhasse adaptações para quadrinhos e literatura, além de diversos outros produtos licenciados.

A trama de "Halo" gira em torno de uma grande guerra interestelar entre a humanidade e uma aliança alienígena conhecida como Covenant. A última versão do jogo, "Halo 4", vendeu US$ 300 milhões na primeira semana de lançamento e quase dez milhões de cópias ao total.


Endereço da página: