Folha de S. Paulo


Eric Clapton homenageia amigo J.J. Cale com novo álbum

Um ano após a morte do cantor e compositor norte-americano J.J. Cale, o músico Eric Clapton lançou um álbum em sua homenagem, além de um documentário, ambos com participações de artistas como Willie Nelson e Mark Knopfler.

O disco "The Breeze: An Appreciation of J.J. Cale" traz 16 interpretações do repertório de Cale e tem o título inspirado em seu álbum de 1972 "Call Me The Breeze". Além de Nelson e Knopfler, ele conta com colaborações de John Mayer, Tom Petty, Derek Trucks e Don White.

O documentário, de mesmo nome, está sendo exibido em redes de TV a cabo dos Estados Unidos.

Cale morreu em julho de 2013, aos 74 anos, devido a um infarto. Embora não fosse um nome muito conhecido, foi influente para outros músicos e acompanhado de perto por seus fãs.

Sua obra inspirou músicos tão diversos como o cantor de country Waylon Jennings, o roqueiro Lynryd Skynryd e o neopsicodélico Spiritualized.

Duas de suas canções mais conhecidas —"After Midnight" e "Cocaine"— foram interpretadas e gravadas por Clapton em 1970 e 1977, embora não façam parte do novo álbum.

A colaboração entre os dois, que remonta à década de 1970, incluiu a gravação de um álbum de estúdio juntos em 2006, "Road to Escondido".

"Eu tento interpretar as coisas de modo que o público em geral, ou pelo menos as pessoas que escutam o que eu faço, fiquem intrigadas sobre onde eu me inspirei", disse Clapton sobre a homenagem.


Endereço da página: