Folha de S. Paulo


Casa Folha reúne ficção, ode a musas e jornalismo durante a Flip deste ano

A Folha vai promover durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), de 30 de julho a 3 de agosto, uma série de debates e lançamentos de livros.

A Casa Folha fica na rua do Comércio, nº 8, no centro histórico da cidade. A programação é gratuita e traz conversas com colunistas da Folha e escritores.

É a quarta vez que o jornal terá um espaço com programação diária na festa literária de Paraty. A Folha é parceira oficial de mídia da Flip.

A primeira mesa da casa, na próxima quinta (dia 31/7), às 10h30, vai reunir o diplomata e colunista da Folha Alexandre Vidal Porto e o crítico literário e escritor Silviano Santiago.

Editoria de Arte/Folhapress

Vidal Porto publicou em abril o romance "Sérgio Y. Vai à América" (Companhia das Letras), jornada de um jovem paulistano que vai morar em Nova York para mudar radicalmente de vida.

Já Santiago, que participa também da programação oficial da Flip, vai comentar o recém-lançado "Mil Rosas Roubadas" (Companhia das Letras), no qual mescla realidade e ficção para comentar sua amizade com o produtor cultural Ezequiel Neves.

No mesmo dia, às 17h, Xico Sá lança "O Livro das Mulheres Extraordinárias" (selo Três Estrelas, do Grupo Folha), reunião de textos de "devoção escancarada" sobre mais de cem musas do cronista, como Camila Pitanga, Marisa Monte, Fernanda Lima e Juliana Paes.

Na sexta (dia 1º/8), às 17h, é a vez de André Barcinski lançar "Pavões Misteriosos" (Três Estrelas). O livro explora um período pouco abordado pela bibliografia musical brasileira: a explosão da cena pop nacional, em meados dos anos 1970, com Secos e Molhados, Novos Baianos, Raul Seixas e Rita Lee, entre outros artistas.

Guilherme Arantes, um dos entrevistados do livro, também participa da mesa.

No sábado (2/8, às 14h30), um dos destaques é João Pereira Coutinho, cientista político e professor da Universidade Católica Portuguesa.

Ele vai falar de seu recém-lançado ensaio "As Ideias Conservadoras Explicadas a Revolucionários e Reacionários" (Três Estrelas). Guiado pelo filósofo Edmund Burke (1729-1797), precursor do conservadorismo moderno, Coutinho argumenta que a ideologia conservadora é o melhor modo de garantir a liberdade individual e o vigor das instituições.

A programação inclui os colunistas da Folha Ruy Castro, Clóvis Rossi, Contardo Calligaris, Antonio Prata e Tati Bernardi.

Haverá também no local exposição fotográfica de reportagens da Folha, exemplares gratuitos do jornal para frequentadores e oferecimento de café Três Corações.

O artista plástico Renato Koledic vai expor seus trabalhos e fará caricaturas do público que visitar o local.


Endereço da página: