Folha de S. Paulo


Sete filmes brasileiros serão exibidos no Festival de Locarno, na Suíça

Sete filmes brasileiros serão exibidos neste ano no Festival de Locarno, na Suíça, evento que acontece entre os dias 9 e 11 de agosto. O país é convidado da mostra Carte Blanche, dedicada a filmes em fase de pós-produção.

O objetivo da seção, que anunciou o Brasil como país convidado em outubro do ano passado, é exibir os filmes selecionados para distribuidores, programadores de festivais e entidades financeiras de cinema.

As produções brasileiras escolhidas são: "Aspirantes", de Ives Rosenfeld, "Beco", de Camilo Cavalcante, "Nise da Silveira", de Roberto Berliner, "O Touro", de Larissa Figueiredo, "Oração do Amor Selvagem", de Chico Faganello, "Ponto Zero", de José Pedro Goulart e "Que Horas ela Volta?", de Anna Muylaert.

Divulgação
Cena do filme 'Que horas ela volta?', com Regina Casé no elenco
Cena do filme 'Que horas ela volta?', com Regina Casé no elenco

Um júri composto por profissionais da indústria cinematográfica será encarregado de escolher um projeto ganhador, que levará R$ 24 mil de auxílio para finalização, financiados pela Agência Suíça de Cooperação e Desenvolvimento e pelo Ministério de Relações Exteriores da Suíça.

O evento ainda receberá uma delegação de mais de 50 profissionais brasileiros do cinema, incluindo produtores, distribuidores, diretores e jornalistas. Entre eles, estará a atriz Alice Braga, escolhida embaixadora da Carte Blanche, e também integrante do júri do concurso internacional do festival.

Outros brasileiros que comparecerão ao evento são o diretor da associação Cinema do Brasil André Sturm, a diretora de programação do Festival Internacional de Cinema Renata de Almeida, o presidente da Imovision Jean-Thomas Bernardini, o diretor da Europa Filmes Marcos de Oliveira e a produtora da Dezenove Som e Imagem, Sara Silveira.

A seção Carte Blanche é realizada desde o ano 2011 e já foi dedicada ao cinema colombiano, mexicano e chileno em suas edições anteriores. Para a revista "Variety", o Brasil "é uma escolha óbvia, mas excitante" para 2014.

Enquanto isso, no concurso internacional, outro filme brasileiro aparece entre os indicados: "Ventos de Agosto", de Gabriel Mascaro.


Endereço da página:

Links no texto: