Folha de S. Paulo


Evaldo Cabral de Mello e Zuenir Ventura vão disputar vaga na ABL

O historiador Evaldo Cabral de Mello e o jornalista Zuenir Ventura irão concorrer à vaga de João Ubaldo Ribeiro na Academia Brasileira de Letras.

Ubaldo, que morreu na última sexta (18), ocupava a cadeira número 34 da ABL.

"Sempre pensei em me candidatar, mas sempre ficava em dúvida. Desta vez, amigos da ABL me encorajaram a tentar", diz Cabral de Mello.

Ele conta com o apoio de Antonio Carlos Secchin, Evanildo Bechara, Nélida Piñon e Ariano Suassuna, entre outros acadêmicos.

Nascido em Recife em 1936, Cabral de Mello é autor de vários livros sobre o período de domínio holandês em Pernambuco no século 17, como "O Negócio do Brasil" (1998) e "Nassau: Governador do Brasil Holandês" (2006).

Tomas Rangel/Zanone Fraissat/Folhapress
O escritor Evaldo Cabral de Mello e o escritor Zuenir Ventura
O escritor Evaldo Cabral de Mello e o escritor Zuenir Ventura

Zuenir Ventura também diz ter sido estimulados pelos amigos a tentar uma vaga na academia.

"Tenho o apoio de grandes nomes da ABL, como Fernando Henrique Cardoso, Paulo Coelho, Marco Lucchesi, Ivo Pitanguy", comenta.

Zuenir, 83, é colunista do jornal "O Globo" e autor do best-seller "1968 - O Ano que Não Terminou".

As inscrições para a vaga de Ubaldo começam nesta quinta e seguem durante um mês. Os candidatos depois terão dois meses de campanha. A eleição deve ocorrer no final de outubro ou começo de novembro.

Antes disso, no dia 9 de outubro, será escolhido o substituto do poeta e tradutor Ivan Junqueira na ABL, morto no dia 3 de julho.

O poeta e colunista da Folha Ferreira Gullar é o favorito à vaga.


Endereço da página: