Um papagaio morto, tema central de um famoso esquete do grupo humorístico Monty Python, ganhou uma réplica gigante, exposta no centro de Londres, Reino Unido.
De acordo com a revista "Independent", a escultura de aproximadamente 15 metros levou mais de dois meses para ser feita e está agora exposta de cabeça para baixo no parque londrino Potters Fields, próximo da Tower Bridge, a ponte ícone da cidade.
"Somos todos fãs do Monty Python então ficamos muito felizes quando recebemos a autorização para criar o Azul Norueguês em uma escala gigante", disse o escultor Iain Prendergast. Segundo ele, sua obra apresenta o "híbrido colorido do papagaio morto".
Reprodução/Twitter/TheO2 | ||
A réplica gigante do 'papagaio morto' do Monty Python |
No esquete "The Dead Parrot" (o papagaio morto), de 1969, os comediantes John Cleese e Michael Palin discutem o estado existencial do papagaio "azul norueguês", criando eufemismos para se referir a sua morte.
O papagaio será transferido posteriormente para a arena O2, onde os integrantes remanescentes do grupo de humor —Cleese, Palin, Eric Idle, Terry Gilliam e Terry Jones— fazem uma temporada de dez apresentações, marcando o retorno da trupe que revolucionou a televisão britânica nos anos 1970.
A última performance, no dia 20 de julho, foi anunciada como sendo definitivamente a última que reunirá os cinco membros (o sexto Python, Graham Chapman, morreu em 1989). Ela será transmitida pelo canal de TV britânico Gold e exibida ao vivo no cinema.
CRÍTICA
A primeira apresentação de retorno do grupo aconteceu no dia 1º de julho, na capital inglesa. Na ocasião, o grupo encenou vários dos esquetes cômicos que se tornaram famosas mundialmente na televisão.
No entanto, pelo fato de se apoiarem exclusivamente em material já conhecido, a crítica não perdoou os comediantes. O jornal britânico "The Guardian" publicou que algumas das piadas "envelheceram", embora tenha ressaltado que é preciso "ter um coração de pedra" para não rir delas.
Após as más avaliações, ingressos estão sendo vendidos no site de vendas on-line Groupon por metade dos preços iniciais. Quando anunciada a performance do grupo, no segundo semestre do ano passado, as entradas se esgotaram em 23 segundos.