Folha de S. Paulo


Filme mais longo a ser feito tem teaser de 72 minutos

Um artista sueco está trabalhando em um filme de 720 horas de duração (ou 30 dias), cujo primeiro teaser, lançado neste mês, tem nada menos do que 72 minutos.

Ainda que negue ser este seu objetivo, caso complete o projeto o artista Anders Weberg quebrará o recorde de filme mais longo já feito —o atual vencedor é uma produção de 2011, "Modern Times Forever", que narra em 240 horas a lenta queda de uma fabricante de papel em Helsinki, na Finlândia.

O trabalho de Weberg apresenta uma proposta mais surreal. Segundo descreve em seu site, o filme "Ambiancé" será uma "narrativa abstrata não-linear sobre o tempo gasto pelo artista com a imagem em movimento".

Ou como explica, "uma jornada pela memória, na qual eu expresso as emoções que senti durante os últimos tempos".

Há mais de 20 anos o sueco se dedica a projetos com filmes experimentais e clipes musicais. Suas obras já foram expostas em diversos países, inclusive no Brasil: no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, em 2012, e quatro vezes durante o File (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), em São Paulo —2007, 2008, 2011 e 2012.

Ele já fez outros filmes de longa duração, o maior deles chamado "090909", de nove horas, nove minutos, nove segundos e nove frames, lançado no dia 9 de setembro de 2009.

Reprodução
Cena do filme 'Ambiancé', que será lançado em 2020, e tem um teaser disponível on-line até dia 20
Cena do filme 'Ambiancé', que será lançado em 2020, e tem um teaser disponível on-line até dia 20

"O tempo tem sido objeto de estudo da religião, da filosofia e das ciências, e eu por muitos anos estive interessado no conceito, já que é uma coisa que nós humanos não podemos controlar", explicou o artista à Folha.

A longa duração também é refletida em seu processo de criação. Ele pretende lançar o longa daqui a seis anos, em 2020. Até lá, dois trailers ainda serão divulgados: um de 7 horas e 20 minutos, em 2016, e outro de 72 horas, em 2018.

Segundo ele, não há um orçamento exato para o trabalho, que é financiado pelo próprio bolso do artista com dinheiro captado pela venda de fotografias de frames do filme, disponibilizadas em seu site todo mês. Ele também faz apresentações improvisadas de vídeo-arte em universidades, galerias e festivais, geralmente acompanhado do compositor alemão Marsen Jules, responsável pela trilha de "Ambiancé".

MEMÓRIA

No teaser de 72 minutos lançado no começo do mês, é possível ver imagens abstratas, que parecem fragmentos de memória, se revezando na tela ao som de uma música etérea composta por Jules.

As imagens vistas no vídeo foram coletadas em diversos espaços, de viagens feitas nos últimos três anos a cenas de seu dia dia em uma pequena fazenda no sul do país escandinavo, onde vive com a família.

"Eu tenho uma boa vida na fazenda, com uma grande família, animais, e cultivando nossa própria comida. Mas as emoções sombrias precisam encontrar seu subterfúgio. É isso que expresso em meu trabalho e é por isso que quase tudo é um pouco escuro, emocional e surreal".

Weberg conta que seu trabalho está relacionado a morte de seu filho de 21 anos, em janeiro, devido a uma overdose.

O vídeo foi lançado no dia 4 de julho, exatos seis meses após a morte do filho, mas apenas ficará disponível até o dia 20. A destruição do material é mais uma das características do trabalho do artista, e este também será o destino do produto final, em 2020.

Antes, porém, ele pretende exibir o filme completo uma única vez, em todos os continentes, simultaneamente —e o Brasil é um forte candidato para recebê-lo, segundo comenta.

"A única coisa que ficará é a memória do trabalho e a experiência para àqueles que o assistiram", diz, ciente, porém, de que é fisicamente impossível manter-se por 30 dias seguidos assistindo ao longa.

"Vejo uma certa beleza no fato de que ninguém, exceto eu, verá as 720 horas do filme".

Veja o teaser, que estará disponível na internet até o dia 20 de julho:

Ambiancé


Endereço da página:

Links no texto: