Folha de S. Paulo


Morre Eileen Ford, fundadora da agência de modelos Ford Models

A fundadora da agência de modelos Ford Models, Eileen Ford, morreu em Nova York nesta quinta-feira (10) aos 92 anos, segundo informou a empresa em nota.

Embora a família não tenha divulgado a causa da morte, a revista "People" informou que ela sofrera uma queda na semana passada e estava hospitalizada desde então.

Ford era conhecida por sua grande capacidade de descobrir talentos para a indústria da moda. Entre diversas modelos famosas, começaram com ela nomes como Candice Bergen, Lauren Hutton e Jane Fonda.

Ford e seu marido, Jerry (morto em 2008), fundaram a agência em 1946. Eles próprios administravam e fechavam os contratos dos modelos. A empresa se tornaria a principal concorrente da Elite, de John Casablancas, morto em 2013.

A modelo brasileira Betty Prado, 51, chegou a morar na casa de Ford nos anos 1980.

"Ela foi uma mãe para mim. Era uma pessoa super controladora com as modelos e não deixava nenhuma de nós fazer nada desacompanhada", disse Prado, por telefone, à Folha. "Eileen criou o profissionalismo na indústria das modelos."

A disciplina de Ford levou a agência ao topo da indústria, tornando ela e o marido multimilionários. A agente tinha regras estritas sobre as dietas de suas modelos e seus hábitos noturnos.

Para ela, o carisma de uma modelo era tão importante quanto sua beleza. Ford se orgulhava de ter um olho clínico para detectar futuras estrelas da moda.

"Há uma imponência nelas. Elas com certeza serão boas e eu consigo sentir isso", afirmou à revista "Life", em 1970.

"Eu vejo garotas que eu sei, eu simplesmente sei, que serão modelos estelares em apenas algumas semanas, e sempre dá certo."

Ford dizia que sentia uma responsabilidade maternal sobre suas modelos. Quando Kim Basinger era jovem, por exemplo, ela a proibia de sair antes de terminar suas tarefas de francês.

"Modelos são um negócio, e elas precisam tratar a si mesmas assim", disse Ford em entrevista ao jornal "The Toronto Star" em 1988.

A agência teve um grande crescimento na década de 1970, quando começou a representar também crianças e homens.

Entre as modelos de maior renome a passarem pela Ford, estão Sharon Stone, Brooke Shields, Kelly Le Brock, Jerry Hall, Melanie Griffith, Christie Brinkley, Stephanie Seymour, Renee Russo, Christy Turlington, Lindsay Lohan e Yasmin Le Bon.


Endereço da página:

Links no texto: