Folha de S. Paulo


Grupo Animale troca de estilista e anuncia expansão da marca

Na última terça-feira (1º), a Animale, uma das grandes marcas da São Paulo Fashion Week, anunciou a contratação do estilista Vitorino Campos, que também desfila etiqueta própria na semana de moda paulista.

O baiano substitui a estilista Priscilla Darolt, que deixa a empresa depois de dez anos, e hoje assume a direção de estilo do Grupo Sacada.

"Testamos vários estilistas, até de fora, mas o Vitorino apresenta excelência em modelagem feminina; jornalistas do exterior reconhecem nele um desenho nacional", diz Mônica Souza, 46, diretora de comunicação do grupo.

Zee Nunes/Divulgação
A modelo Stella Maxwell em campanha da marca Animale
A modelo Stella Maxwell em campanha da marca Animale

O presidente da Animale, Roberto Jatahy, 45, diz que as alterações são parte de um projeto iniciado em 2012, quando a marca começou a planejar seus próximos anos.

"Com a entrada das marcas de luxo internacionais, o nível de exigência do mercado mudou. Há muito exagero sobre o sucesso dessas grifes por aqui e, quando percebemos que poderíamos concorrer com elas, pensamos: então por que não operar fora do Brasil?", diz.

A Animale, que conta com 78 pontos de venda no país —e mais dez negociados em shoppings ainda em obras—, ainda não definiu seu primeiro endereço internacional.

Jatahy convocou um comitê de branding presidido pelo consultor de luxo Carlos Ferreirinha. Em duas semanas, deve receber um relatório apontando o melhor mercado-cidade para o primeiro ponto de venda da Animale fora do país.

A empresa estuda também venda em multimarcas. "Não quero abrir loja no exterior para promover a marca, mas para ganhar dinheiro", diz.

NOVA CAMPANHA

A empresa anunciou mudanças também na estratégia de comunicação. A Animale, que costuma usar em sua publicidade top models badaladas como Rosie Huntington-Whiteley, Aline Weber e Karlie Kloss, agora está apostando em uma estrela do outro lado das câmeras.

Sua próxima campanha, que deve ser veiculada no final deste mês, foi clicada pelo fotógrafo peruano Mario Testino em Nova York. A modelo é a ucraniana Sonya Gorelova. A comunicação está sob a direção da agência MT Plus, de Testino.

"Gostamos da visão apaixonada que o Mario tem do Brasil. O DNA de sensualidade da mulher brasileira pode ser muito explorado lá fora", diz Souza.

A empresa fatura hoje R$ 500 milhões por ano e cresce na contramão do mercado nacional. Segundo ela, o que faz a marca ter índices de crescimento de 38% ao ano são a profissionalização da empresa e o mix de produtos. "Vendemos para mães e filhas."


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