Folha de S. Paulo


Cartunista alemã Franziska Becker ri da vida e do sexo feminino

Uma crônica contemporânea e bem-humorada da vida cotidiana, protagonizada na maior parte das vezes por mulheres. São os pontos comuns das histórias reunidas em "Último Aviso", obra que chega às livrarias na próxima semana, inaugurando o Barricada, selo de quadrinhos da editora Boitempo.

O livro faz uma seleção de cartuns e quadrinhos curtos da alemã Franziska Becker, 64, publicados em diferentes jornais e revistas. Famosa em seu país, ainda é pouco conhecida aqui no Brasil. Os que já leram histórias da argentina Maitena, criadora da série "Mulheres Alteradas", possivelmente verão muita semelhança.

Com um estilo assumidamente influenciado por pintores e ilustradores do século 19, ela diz manter a "mente aberta" para qualquer tipo de situação que possa ser representada visualmente.

Divulgação
Imagem da HQ 'Último Aviso', da alemã Franziska Becker
Imagem da HQ 'Último Aviso', da alemã Franziska Becker

O olhar feminino dado ao tema não deveria ter muita diferença se comparado ao ponto de vista masculino. Mas, segundo ela, tem.

Livro
Último Aviso
Franziska Becker
Último Aviso
Comprar

"Uma mulher conhece um pouco mais o interior das experiências dela própria e do dia a dia feminino", diz a autora. "Talvez as mulheres, por serem mais marginalizadas, sejam capazes de observar os absurdos sociais e políticos de uma forma mais afiada."

Esse olhar mais aguçado, segundo ela, se ampliou com o aumento do número de autoras no cenário mundial de quadrinhos. Mas está ainda bastante aquém em relação aos homens.

"Quando comecei, muitos anos atrás, o número estava próximo de zero", afirma.

A minoria, no entanto, não seria um motivo para enfrentar a questão sem bom humor, segundo ela. "As mulheres precisam rir sobre a vida e sobre elas mesmas." Em seus quadrinhos, há exemplos disso de sobra.

ÚLTIMO AVISO
AUTORA Franziska Becker
TRADUÇÃO Nélio Schneider
EDITORA Boitempo
QUANTO R$ 49 (130 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: