Folha de S. Paulo


Exposição na Itália explora as relações entre os pés e a arte

A exposição "Equilibrium", em cartaz no museu Salvatore Ferragamo, em Florença, foi montada para mostrar como artistas representam em suas obras os pés e a sua relação com o equilíbrio do corpo.

Organizada pela grife italiana que dá nome ao museu, a mostra também aproveita para exibir 84 sapatos criados pelo próprio Salvatore Ferragamo (1898-1960) entre os anos 1930 e 1950.

Divididas em sete salas, as obras de 58 artistas, entre eles a sérvia Marina Abramovic, o espanhol Pablo Picasso (1881-1973), o suíço Le Corbusier (1887-1965) e o francês Auguste Rodin (1840-1917), foram cedidas por museus, governos e colecionadores particulares para a exposição, que ficará em cartaz até abril do próximo ano.

Enrico Navarra/Divulgação
Escultura
Escultura "Shoes for Departure" (1991), de Marina Abramovic

Em sua pesquisa, a curadora da exposição, Stefania Ricci, entrevistou a dançarina italiana Eleonora Abbagnato, o engenheiro espacial cingalês Cecil Balmond e o alpinista italiano Reinhold Messner, entre outros, para identificar como os pés se comportam em diferentes situações e, assim, poder escolher os trabalhos da mostra.

"A arte consegue explicar a relação de equilíbrio dos pés com o corpo, que gera todos os movimentos", afirma a curadora.

Numa das salas da exposição, a obra "Shoes for Departure" (1991), de Marina Abramovic, que consiste num par de sapatos talhado em dois blocos de ametista, está justaposta a imagens do astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua.

Um dos destaques é a coleção de manuscritos originais de "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, em que as ilustrações do artista Sandro Botticelli esmiúçam a anatomia das pernas. As páginas foram cedidas pela Biblioteca de Florença.

A mostra é parte da comemoração dos 60 anos de Florença como capital da moda italiana.

O repórter viajou a convite da feira Pitti Immagine Uomo


Endereço da página: