Folha de S. Paulo


Eli Wallach, ator de 'Três Homens em Conflito', morre aos 98 anos

O ator americano Eli Wallach, que ficou famoso após protagonizar o filme 'Três Homens em Conflito', em 1966, morreu nesta terça (24) aos 98 anos.

A filha do ator, Katherine Wallach, confirmou a morte de seu pai ao jornal "The New York Times", mas não informou a causa.

Nascido em Nova York em 1915, Wallach foi um dos atores mais produtivos de Hollywood e se manteve em atividade até recentemente, trabalhando em filmes como "Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme", de 2010.

Em seus inúmeros papéis, tanto no cinema como em séries televisivas, trabalhou ao lado de importantes nomes do cinema, como Francis Ford Coppola, Michael Douglas, Clint Eastwood, John Ford, Clark Gable, John Huston, Sergio Leone, Marilyn Monroe, Al Pacino, Gregory Peck e Kate Winslet.

Estreando no cinema em 1956 pelas mãos de Elia Kazan, participou posteriormente de filmes emblemáticos, como "Sete Homens e um Destino" (1960), "A Conquista do Oeste" (1962) e "O Poderoso Chefão 3" (1990).

Ganhou destaque com Sergio Leone, após protagonizar "Três Homens em Conflito", no qual interpretou o bandido mexicano Tuco, que acompanhava Clint Eastwood e Lee Van Cleef, em um dos longas que inauguraram o gênero "spaguetti-western".

Embora tenha participada de mais de 80 filmes, porém, nunca recebeu uma indicação ao Oscar. Em 2010, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas concedeu um prêmio honorário ao ator.

A academia o definiu como "um verdadeiro camaleão, que conseguia entrar na pele de um amplo espectro de personagens sem nenhum tipo de esforço, sem esquecer de deixar sua inimitável marca em cada um deles".

Apesar de reconhecido no mundo cinematográfico, sua carreira teve início nos teatros de Nova York. Em 1950, antes mesmo de estrear em seu primeiro filme, recebeu um prêmio Tony por sua interpretação na peça "A Rosa Tatuada" de Tennessee Williams, na qual interpretou um motorista de caminhão que conquista uma viúva italiana. A atriz Maureen Stapleton também recebeu o Tony por seu papel no espetáculo.


Endereço da página:

Links no texto: