Folha de S. Paulo


Morre pesquisador Edson Nery da Fonseca

Morreu na manhã deste domingo (22), em Olinda, o pesquisador e bibliotecário Edson Nery da Fonseca, homenageado da Fliporto do ano passado. Ele tinha 92 anos e sofria de infecção urinária e pulmonar.

Segundo informou a editora Cassará, que publicou diversas obras do pesquisador, o enterro acontece na manhã desta segunda (23), no Cemitério dos Ingleses, em Recife.

Nascido em 1921, no Recife, Edson Nery é autor de uma vasta obra literária, parte dela dedicada a análise de Gilberto Freyre, de quem foi amigo.

Seu livro "O Grande Sedutor - Escritos sobre Gilberto Freyre de 1945 Até Hoje" foi lançado em 2011 na Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto).

Mastrangelo Reino/Folhapress
Edson Nery da Fonseca na 8ª edição da Flip, em 2010
Edson Nery da Fonseca na 8ª edição da Flip, em 2010

Ele se formou em 1946 em um curso de biblioteconomia na oferecido pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Na época, trabalhou como jornalista no Diário de Pernambuco.

Participou posteriormente da fundação de cursos de biblioteconomia na UnB (Universidade de Brasília) e na Universidade do Recife (hoje Universidade Federal de Pernambuco), o primeiro da região Nordeste.

"A obra de Edson Nery estará sempre na estante dos grandes pernambucanos que honram a nossa terra e levam o pensamento intelectual do nosso Estado para o mundo", escreveu o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (PSB), em sua página no Facebook.


Endereço da página: