Folha de S. Paulo


Especialistas confirmam autenticidade de autorretrato de Rembrandt

Análises científicas comprovaram a autenticidade de um autorretrato do pintor holandês Rembrandt (1606-1669), doado em 2010 ao Fundo Nacional britânico. Segundo informou o fundo nesta terça (10), as análises foram feitas durante um período de oito meses e tiram as dúvidas existentes sobre o quadro, que tem um valor estimado em 30 milhões de libras (cerca de R$ 112,31 milhões).

A obra, atribuída a um pupilo do mestre holandês pelos últimos 40 anos, é atualmente exposta nas paredes da Abadia de Buckland, no condado inglês de Devon. O local foi, no século 16, a casa do corsário, explorador e comerciante de escravos Francis Drake.

A pintura feita a óleo foi doada ao Fundo Nacional há quatro anos pelos herdeiros de Lady Samuel de Wych Cross, cujo marido, o filantropo Lord Samuel de Wych Cross, colecionava pinturas, muitas delas hoje expostas na galeria Mansion Hoiuse, em Londres.

Há quatro décadas, um especialista da obra do holandês, Horst Gerson, junto com o Rembrandt Reseach Project, que investiga a obra do artista, haviam concluído que a obra pertencia a um dos alunos do pintor. Porém, após análises sobre a evolução do estilo de Rembrandt e a realização de uma nova investigação sobre o quadro, realizada pelo especialista Ernst van de Wetering, maior conhecedor da obra de Rembrandt no mundo, ele foi novamente atribuído ao mestre.

Segundo Christine Slottvedd Kimbriel, conservadora de arte de Instituto Kerr, o quadro foi submetido a exames com infra-vermelho e radiografias. De acordo com ela, camadas de verniz amarelo envelhecido ocultavam as cores originais da obra. Com as análises, tornou-se possível ver detalhes obscurecidos que ficaram fora da vista do Rembrandt Reseach Project, como a própria assinatura do artista, maior pista para a confirmação de sua autoria.

Especialistas estimam que Rembrandt fez entre 40 e 50 quadros de si mesmo em óleo, utilizando o próprio corpo como modelo. Calcula-se que no autorretrato da Abadia de Buckland, datado de 1635, o artista tinha 29 anos. No quadro, ele veste uma capa preta de veludo e um chapéu decorado com penas de avestruz.


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