Folha de S. Paulo


Hollywood quer usar drones em filmagens

A indústria cinematográfica pediu autorização às autoridades da aviação americanas para usar drones (aeronaves controladas à distância) em sets de filmagens.

Segundo a revista "Hollywood Reporter", embora o uso das aeronaves seja limitado a questões militares, a Administração da Aviação Federal (FAA) considera autorizar o pedido, com propósitos artísticos.

A questão foi levantada pela Associação de Cinema Americana, órgão responsável por organizar o Oscar anualmente, e pode beneficiar todas as produções cinematográficas em solo americano que queiram utilizar o aparelho (eles já são utilizados em outros países).

"Essa nova ferramenta para contar histórias vai permitir cenas criativas e animadas, e é o que há de mais novo na miríade de novas tecnologias sendo usadas por nossa indústria para aprimorar a experiência do espectador", disse o porta-voz da associação Neil Fried.

As concessões dadas pela FAA incluiriam apenas aeronaves pesando menos de 25kg, em circunstâncias consideradas controladas e seguras.

Uma das produções já interessadas na permissão é a sequência do filme de 1986 "Top Gun: Ases Indomáveis", estrelado por Tom Cruise. Segundo disse o produtor Jerry Bruckheimer ao Huffington Post, a continuação da história do piloto Pete "Maverick" Mitchell centralizaria nos conflitos políticos sobre o uso das novas aeronaves.

"A questão é simples: os pilotos estão obsoletos por causa dos drones?", disse Bruckheimer.

Ethan Miller - 8.ago.07/AFP
Um drone militar MQ-9, da empresa americana General Atomics
Um drone militar MQ-9, da empresa americana General Atomics

Endereço da página: